Arrancou na manhã de sexta-feira, 6 de Junho, em Almeirim, o IX Encontro de Internos de Medicina Geral e Familiar da Lezíria, promovido pelos médicos internos e especialistas da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), com o apoio da Associação dos Médicos Internos da Lezíria de Medicina Geral e Familiar (AMIL-MGF). O tema escolhido este ano foi “Um Encontro de Peso”.

Na sessão de abertura, o presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, Pedro Marques, agradeceu o apoio do Município de Almeirim e de todos os parceiros envolvidos e elogiou o trabalho da comissão organizadora e científica. 

No seu discurso, o responsável destacou ainda que, apesar de ainda não ter sido possível garantir médico de família a todos os utentes, a ULS está bem posicionada a nível nacional, em particular na região de Lisboa e Vale do Tejo, com uma taxa de cobertura superior a 83%.

Pedro Marques deixou também uma mensagem de incentivo aos médicos internos, sublinhando os desafios enfrentados nas diferentes unidades de cuidados de saúde. Reconheceu as dificuldades do dia a dia, mas apelou à importância de preservar o lado humano da profissão. “Nunca deixem que os problemas aprisionem a vossa condição de seres humanos”, afirmou.

Ana Alexandre Calado, directora clínica para os Cuidados de Saúde Primários, destacou o significado pessoal do evento, recordando que integrou os primeiros órgãos sociais da AMIL-MGF e acompanhou o seu crescimento com “muita resiliência, visão e sentido de missão”.

Realçou ainda a importância do tema escolhido e agradeceu a todos os envolvidos, reforçando a disponibilidade da ULS para apoiar o desenvolvimento dos médicos da instituição. “Que a formação valorize o percurso, estimule a inovação e reforce a missão que caracteriza o Serviço Nacional de Saúde.”

A cerimónia contou também com intervenções de Tatiana Bento, presidente da AMIL-MGF; Cristina Nobre, directora do Internato Médico da ULS Lezíria; João Costa Lopes, presidente do Conselho Sub-regional da Ordem dos Médicos; e Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim. O Coro Rouxinóis da Lezíria, composto por médicos da AMIL, encerrou o momento.

O programa estendeu-se por dois dias e incluiu debates sobre obesidade pediátrica, saúde da mulher e os efeitos emocionais do excesso de peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Surto em lar ilegal de Samora Correia infecta 43 dos 44 idosos

Quarenta e três dos 44 utentes de um lar não legalizado em…
Foto de arquivo

Projecto “Médicos Mais Perto” suprime carência de cuidados primários em Marinhais

O projecto “Médicos Mais Perto”, a decorrer em Marinhais, concelho de Salvaterra…

Autarca de Almeirim pede vacinação “já” acima dos 60 anos nos concelhos de risco

O presidente da Câmara de Almeirim, concelho que apresenta mais de 120…

ULS Lezíria aposta na inovação digital para melhorar o atendimento aos utentes

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) esteve presente na…