Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de Santarém, a ficar de fora do recolher obrigatório entre as 13h00 e as 05h00, no próximo fim-de-semana. O distrito de Santarém passou a ter três concelhos em risco Extremamente Elevado, dez concelhos em risco Muito Elevado, seis em risco Elevado e apenas dois em risco Moderado.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, aplica-se “a todo o território nacional continental a proibição de circulação entre concelhos entre as 23h00 do dia 08 de Janeiro e as 05h00 do dia 11 de Janeiro de 2021, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos”.

Minutos antes, em conferência de imprensa para anunciar as medidas da renovação do estado de emergência até 15 de Janeiro, o primeiro-ministro, António Costa, disse que o Conselho de Ministros aprovou “estender as regras actualmente em vigor para o próximo período” e, “por uma medida cautelar”, determinar que “durante o próximo fim de semana se aplicarão por igual a todos os concelhos do país com mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes a regra da proibição da circulação interconcelhia e a regra da proibição da circulação na via pública após às 13:00”.

PUBLICIDADE

Clarificando a informação inicial, o comunicado do Conselho de Ministros explica que a proibição de circulação entre concelhos durante o próximo fim de semana aplica-se a todo o território continental, inclusive aos 25 concelhos no nível de risco moderado de transmissão da doença, com menos de 240 casos da covid-19 por 100 mil habitantes.

Quanto ao recolher obrigatório entre as 13h00 e as 05h00 durante o próximo fim de semana, ou seja, proibição de circulação na via pública, a medida estende-se a todos os concelhos de risco elevado no território continental, com mais de 240 casos da covid-19 por 100 mil habitantes.

Segundo o primeiro-ministro, esta medida só não se aplica em “25 concelhos, em que o número de novos casos por 100 mil habitantes é inferior a 240”.

Desta forma, dos 278 concelhos do território continental, 253 estão sujeitos a medidas de confinamento no próximo fim de semana, o que inclui os municípios no nível de risco de transmissão elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960).

Na quinta-feira, o Presidente da República decretou a renovação do estado de emergência por mais oito dias, até 15 de Janeiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.

Concelhos de risco Moderado: Coruche e Sardoal

Concelhos de risco Elevado: Abrantes, Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Golegã e Salvaterra de Magos.

Concelhos de risco Muito Elevado: Alcanena, Alpiarça, Benavente, Constância, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Concelhos de risco Extremamente Elevado: Ferreira do Zêzere, Mação e Torres Novas.

Portugal contabiliza hoje mais 95 mortes relacionadas com a covid-19 e 9.927 novos casos de infecção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 3.333 pessoas, mais 40 do que na quarta-feira, das quais 514 em cuidados intensivos, ou seja, mais uma.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.472 mortes e 456.533 casos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje activos 93.360, mais 6.356 do que na quarta-feira.

PUBLICIDADE
Leia também...

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Transmissão comunitária preocupa autarcas de Santarém

Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação…

Exame inovador detecta mais facilmente doença coronária no Hospital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) realiza, desde o passado mês de…