Foto de arquivo
Foto de arquivo

A Câmara de Almeirim chegou a acordo com uma empresa para a compra de terrenos de forma a finalizar a circular urbana, uma obra que representa um investimento total de 10 milhões de euros”, disse o presidente, Pedro Ribeiro. 

“Nós temos o acordo. Já temos a avaliação e está tudo acertado. Falta formalizar algumas questões para podermos, em breve, fazer esta compra de forma efetiva”, disse o autarca de Almeirim.

O acordo implica a compra de terrenos para se construir os últimos dois troços da Circular Urbana de Almeirim, que vão permitir fazer a ligação até ao cruzamento junto “às estufas” e junto à “ETAR da Compal” e depois, daí, até à Estrada Nacional (EN) 118, junto aos “Paus Tratados”.

Esta fase final da intervenção deverá custar 3 milhões de euros.

O projeto, que representa um investimento total de cerca de 10 milhões de euros, visa melhorar a segurança e a mobilidade no concelho.

“Vai melhorar a segurança porque o que nós pretendemos fazer é retirar os camiões e o transporte pesado na Estrada Nacional 118. E, ao nível da mobilidade, vamos ter a capacidade de distribuir o trânsito que vem de outros concelhos e de outras freguesias, que precisavam de ir pelo centro da cidade e que agora, com esta circular, já não têm de o fazer”, explicou.

O autarca defende ainda que este projeto promove a mobilidade sustentável, através da construção de ciclovias que incentivam as pessoas a “andar a pé e a fazer exercício”.

Para Pedro Ribeiro (PS), esta obra é “um caso raro no país”, uma vez que a circular urbana está a ser suportada e financiada pela Câmara Municipal.

O autarca sublinhou ainda a visão estratégica do projeto, iniciado há duas décadas, quando a sensibilização para as questões da mobilidade sustentável era ainda reduzida.

“Hoje em dia estas questões da mobilidade tem uma importância diferente e as pessoas estão muito mais sensíveis para elas. Há 20 anos não estavam. Não tenho dúvidas nenhumas que se não houvesse circular urbana e nós falássemos na circular urbana, toda a gente concordaria. Há 20 anos não foi assim e a grande capacidade está em conseguir pensar à frente do tempo”, destacou. 

Leia também...

Bombeiros de Pernes dizem que já não existe dívida de 900 mil euros

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pernes assegurou ontem que já não existe nenhuma dívida de 900 mil euros por parte do Ministério…

Polícia Judiciária investiga tiroteio em Almeirim

A Polícia Judiciária está a investigar as circunstâncias em que terá ocorrido um tiroteio, que resultou em dois feridos graves na noite do passado…

Municípios do Médio Tejo tentam fixar médicos com apoios financeiros e oferta de habitação

Apoios financeiros extraordinários, benefícios fiscais e oferta de habitação são os principais argumentos dos 11 municípios abrangidos pela Unidade Local de Saúde (ULS) do…

Atleta da Casa do Benfica em Abrantes convocada para representar Portugal no Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno

Luísa Burguette Cunha, atleta da Casa do Benfica em Abrantes, foi convocada pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno para integrar a comitiva de três…