As cinco áreas dedicadas a despistagem da covid-19 (ADC) na Lezíria do Tejo devem entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, sendo os testes realizados em dois laboratórios convencionados situados em Santarém, disse o administrador-executivo do ACES Lezíria.

Carlos Ferreira disse que começaram a chegar na terça-feira os equipamentos de protecção individual e que o reforço esperado na quinta-feira permitirá a entrada em funcionamento das cinco ADC que vão funcionar na área abrangida pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria – Almeirim, Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Santarém.

A fonte adiantou que os dois laboratórios onde serão realizadas as análises – Germano Sousa e Joaquim Chaves – estão a preparar-se para poderem iniciar os testes na segunda-feira, sendo que “não foi permitido o recurso aos testes rápidos em toda a Administração Regional de Saúde”.

Carlos Ferreira afirmou que as ADC vão atender pessoas que ali se dirijam por sua iniciativa, por suspeitarem ter sintomas da covid-19, enviadas pela Saúde 24, pelos médicos de família e pela Linha de Apoio ao Médico. Em cada uma estará uma equipa constituída por dois médicos, dois enfermeiros, um assistente técnico e auxiliares de limpeza.

A ADC de Santarém vai funcionar na Unidade de Saúde Familiar de S. Domingos, numa zona distinta daquela unidade de saúde. A ADC vai funcionar das 08h00 às 20h00, nos dias úteis, e das 09h00 às 14h00, nos fins-de-semana e feriados.

Com o mesmo horário vai funcionar a ADC que vai ser instalada numa ala autónoma do Centro de Saúde do Cartaxo, separada da Unidade de Saúde Familiar, disse.

Também as áreas dedicadas à covid-19 nos centros de saúde de Rio Maior, Almeirim e Coruche funcionarão em espaços autónomos, o primeiro no horário 08h00/19h00 durante a semana e 09h00/14h00 nos restantes dias, o segundo apenas aos dias úteis das 08h00 às 20h00 e o terceiro das 08h00 às 20h00 nos sete dias da semana, acrescentou.

Os espaços destinados para este fim “têm todas as condições” para funcionar e cumprir as regras de segurança, assegurou.

O ACES Lezíria abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, num total de cerca de 200.000 utentes.

Foto ilustrativa

1 comentário

Os comentários estão fechados.

Leia também...

Mais de seis dezenas de bombeiros combatem incêndio em Ourém

Mais de seis dezenas de bombeiros estão a combater um incêndio florestal numa zona de eucaliptos, em Giesteira, concelho de Ourém. Segundo o site…

PSP de Santarém recupera artigos furtados a suspeita de 17 anos

A Policia de Segurança Pública de Santarém recuperou diversos artigos furtados, avaliados num montante global de cerca de 1500€, na terça-fera, 15 de Outubro,…

Chaimites voltam ao Terreiro do Paço para rodagem de filme sobre Salgueiro Maia

Volvidos 46 anos sobre a Revolução, dois chaimites voltam ao Terreiro do Paço, sob o comando do ator Tomás Alves, no papel de Salgueiro…

IP prepara intervenções na EN118 entre Samora Correia e Almeirim

A Infraestruturas de Portugal publicou, na segunda-feira, 30 de Março, dois concursos públicos para a elaboração dos projectos de beneficiação em 39 quilómetros da…