As cinco áreas dedicadas a despistagem da covid-19 (ADC) na Lezíria do Tejo devem entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, sendo os testes realizados em dois laboratórios convencionados situados em Santarém, disse o administrador-executivo do ACES Lezíria.

Carlos Ferreira disse que começaram a chegar na terça-feira os equipamentos de protecção individual e que o reforço esperado na quinta-feira permitirá a entrada em funcionamento das cinco ADC que vão funcionar na área abrangida pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria – Almeirim, Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Santarém.

A fonte adiantou que os dois laboratórios onde serão realizadas as análises – Germano Sousa e Joaquim Chaves – estão a preparar-se para poderem iniciar os testes na segunda-feira, sendo que “não foi permitido o recurso aos testes rápidos em toda a Administração Regional de Saúde”.

Carlos Ferreira afirmou que as ADC vão atender pessoas que ali se dirijam por sua iniciativa, por suspeitarem ter sintomas da covid-19, enviadas pela Saúde 24, pelos médicos de família e pela Linha de Apoio ao Médico. Em cada uma estará uma equipa constituída por dois médicos, dois enfermeiros, um assistente técnico e auxiliares de limpeza.

A ADC de Santarém vai funcionar na Unidade de Saúde Familiar de S. Domingos, numa zona distinta daquela unidade de saúde. A ADC vai funcionar das 08h00 às 20h00, nos dias úteis, e das 09h00 às 14h00, nos fins-de-semana e feriados.

Com o mesmo horário vai funcionar a ADC que vai ser instalada numa ala autónoma do Centro de Saúde do Cartaxo, separada da Unidade de Saúde Familiar, disse.

Também as áreas dedicadas à covid-19 nos centros de saúde de Rio Maior, Almeirim e Coruche funcionarão em espaços autónomos, o primeiro no horário 08h00/19h00 durante a semana e 09h00/14h00 nos restantes dias, o segundo apenas aos dias úteis das 08h00 às 20h00 e o terceiro das 08h00 às 20h00 nos sete dias da semana, acrescentou.

Os espaços destinados para este fim “têm todas as condições” para funcionar e cumprir as regras de segurança, assegurou.

O ACES Lezíria abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, num total de cerca de 200.000 utentes.

Foto ilustrativa

1 comentário

Os comentários estão fechados.

Leia também...

Portugal continental em alerta de hoje até dia 06 face às previsões meteorológicas

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro…

Confederação de idosos reclama criação de rede pública de equipamentos sociais

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos MURPI exige um plano estratégico de protecção das pessoas idosas nos lares e reclama a urgente…

Refood Santarém doa Ceia de Natal a 21 famílias

Na véspera de Natal, a Refood Santarém vai doar uma Ceia de Natal às famílias que tem vindo a apoiar ao longo do ano.…

Chamusca quer saber origem de pesticidas e metais pesados em águas superficiais

A monitorização da qualidade das águas superficiais no Ecoparque do Relvão, na Chamusca, revelou, em algumas medições, “valores acima do normal” e o aparecimento…