As cinco áreas dedicadas a despistagem da covid-19 (ADC) na Lezíria do Tejo devem entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, sendo os testes realizados em dois laboratórios convencionados situados em Santarém, disse o administrador-executivo do ACES Lezíria.

Carlos Ferreira disse que começaram a chegar na terça-feira os equipamentos de protecção individual e que o reforço esperado na quinta-feira permitirá a entrada em funcionamento das cinco ADC que vão funcionar na área abrangida pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria – Almeirim, Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Santarém.

A fonte adiantou que os dois laboratórios onde serão realizadas as análises – Germano Sousa e Joaquim Chaves – estão a preparar-se para poderem iniciar os testes na segunda-feira, sendo que “não foi permitido o recurso aos testes rápidos em toda a Administração Regional de Saúde”.

Carlos Ferreira afirmou que as ADC vão atender pessoas que ali se dirijam por sua iniciativa, por suspeitarem ter sintomas da covid-19, enviadas pela Saúde 24, pelos médicos de família e pela Linha de Apoio ao Médico. Em cada uma estará uma equipa constituída por dois médicos, dois enfermeiros, um assistente técnico e auxiliares de limpeza.

A ADC de Santarém vai funcionar na Unidade de Saúde Familiar de S. Domingos, numa zona distinta daquela unidade de saúde. A ADC vai funcionar das 08h00 às 20h00, nos dias úteis, e das 09h00 às 14h00, nos fins-de-semana e feriados.

Com o mesmo horário vai funcionar a ADC que vai ser instalada numa ala autónoma do Centro de Saúde do Cartaxo, separada da Unidade de Saúde Familiar, disse.

Também as áreas dedicadas à covid-19 nos centros de saúde de Rio Maior, Almeirim e Coruche funcionarão em espaços autónomos, o primeiro no horário 08h00/19h00 durante a semana e 09h00/14h00 nos restantes dias, o segundo apenas aos dias úteis das 08h00 às 20h00 e o terceiro das 08h00 às 20h00 nos sete dias da semana, acrescentou.

Os espaços destinados para este fim “têm todas as condições” para funcionar e cumprir as regras de segurança, assegurou.

O ACES Lezíria abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, num total de cerca de 200.000 utentes.

Foto ilustrativa

1 comentário

Os comentários estão fechados.

Leia também...

Suspeito de violência doméstica detido pela PSP no Cartaxo

A Polícia de Segurança Pública do Cartaxo deteve um homem por violência doméstica após solicitação de ajuda por parte da vítima. Segundo o Comando…

Viatura da GNR envolvida em acidente com vários feridos na EN 118

Uma viatura da GNR, um veículo ligeiro de passageiros e um pesado de mercadorias envolveram-se numa colisão na tarde desta quarta-feira, 22 de Maio,…

Bombeiros Municipais de Santarém com nova ambulância de socorro

Os Bombeiros Municipais de Santarém deram a conhecer na passada sexta-feira, dia 1 de Março, a nova ambulância de socorro que fará parte da…

Estado de alerta passa para o mais baixo esta quarta-feira

O estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios passou a azul, o mais baixo, desde as 00h00 desta quarta-feira, 22…