A Câmara de Almeirim está a dedicar o mês de Junho à Sopa da Pedra, uma iniciativa em parceria com a Associação de Restaurantes de Sopa da Pedra de Almeirim, com o objectivo de promover os produtos regionais e fomentar o turismo gastronómico na região.

O “Mês da Sopa da Pedra” decorre durante todo o mês e a especialidade local vai para a mesa integrada num menu que inclui outro prato característico da terra – carne da matança – e uma sobremesa, podendo o valor oscilar consoante a casa.

“Pretendemos apoiar e incentivar a restauração, um dos sectores mais afectados pela pandemia, mas também promover uma das maiores iguarias de Almeirim. A Sopa da Pedra representa um grande volume de negócio na região”, refere Pedro Ribeiro, presidente da autarquia.

Os restaurantes Pinheiro, Tertúlia da Quinta, O Zezano, O Forno, David Park, O Cisco e O Toucinho são os estabelecimentos onde, ao longo de Junho, a Sopa da Pedra e a sua histórica vão estar em destaque.

PUBLICIDADE

Já Andrea Ouro, da Associação de Restaurantes de Sopa da Pedra de Almeirim, garante que “é seguro vir até Almeirim desfrutar desta iguaria. Temos todas as regras asseguradas, de forma a tornar esta experiência única”.

A Sopa da Pedra de Almeirim é um produto certificado em Portugal. O processo da especialidade do concelho foi analisado pelo Ministério da Agricultura que aprovou o pedido, e está agora nas mãos da Comissão Europeia. Com esta aprovação, a Sopa da Pedra será o segundo produto no país com o reconhecimento de especialidade tradicional garantida (ETG).

PUBLICIDADE
Leia também...

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…