Gustavo do Canto, Margarida Casebre e Leonor Pinho foram os atletas homenageados este ano pela Câmara Municipal de Almeirim com a medalha de mérito desportivo municipal grau ouro, pelos “excelentes resultados” alcançados durante o ano 2022.
A cerimónia decorreu ontem, na sessão pública da Assembleia Municipal de Almeirim, dedicada ao 25 de Abril, onde são entregues este tipo de distinções aos atletas do concelho.
Os jovens atletas receberam as distinções pelas mãos do Presidentes da Assembleia, Eurico Henriques e da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro.
Leonor Pinho, que se dedica ao Teqball, distinguiu-se, ao longo do último ano, por ter conquistado o título de campeã nacional por clubes em 2022 e representar Portugal na European Teqball Tour.
Leonor da Costa Pinho nasceu em Almeirim em 31 de dezembro de 2004, gémea de uma irmã. São 18 anos de vida num percurso de crescimento pessoal, académico e desportivo pela nossa cidade.
De 2020 a 2023 frequentou o Curso Profissional de Técnico de Desporto na Escola Secundária Marquesa de Alorna, culminando com a realização de Prova de Aptidão Profissional prática como coordenadora geral do evento “ESMA- Cursos Profissionais com futuro”.
Paralelamente concluiu a componente teórica do curso aguardando a formação em contexto de trabalho no Campo de férias “My Camp”.
Toda a sua vida, desde os 4 anos, praticou modalidades desportivas, tendo iniciado com a introdução ao meio aquático nas piscinas municipais de Almeirim que durou até 2012.
Entre 2013 e 2017 praticou ginástica acrobática na associação 20kms de Almeirim com algumas participações inerentes à modalidade.
Esteve ligada ao Desporto Escolar em Ténis e Judo em contexto de 2º e 3ºciclos no Agrupamento de Escolas de Almeirim.
Em 2017 inicia a prática de FUTSAL com participação nos escalões juvenis, juniores e seniores até 2022, destacando a participação na seleção distrital sub17 em 2020.
Desde 2021 até à presente data tem estado dedicada ao TEQBALL com o registo de diversas classificações e tendo alcançado o título de campeã nacional por clubes em 2022.
Em junho do ano transacto teve a sua estreia com árbitro principal no circuito nacional de BEACH TEQBALL em Abrantes.
Em Outubro de 2022 teve ainda registo o apuramento de lugar na Seleção Nacional de TEQBALL na categoria SINGLES para representar Portugal em Dezembro.
Entre 15 e 19 de Março deste ano regista-se a participação na 3ªetapa do EUROPEAN TEQBALL TOUR em representação de Portugal, nas categorias de MIXED DOUBLES e SINGLES.
Já Margarida Casebre, que dedica à dança desportiva, conquistou o título campeã nacional na categoria Juventude Pré-Open Latinas.
Margarida Casebre Serrão com 17 anos de idade, nasceu a 29 de Novembro de 2005, natural da freguesia de Fazendas de Almeirim e residente em Paços dos Negros.
No presente ano concluirá o 12ºano no curso de Ciências e Tecnologias no Agrupamento de Escolas de Almeirim, tendo tido o seu percurso académico com empenho e sucesso.
Desde pequena que manifestou o gosto pela dança, dando passos pelo ballet, folclore e zumba, mas foi na dança desportiva que os seus passos a movem ritmadamente. Foi nas chamadas danças de salão que descobriu esta paixão.
Iniciou o seu percurso na dança desportiva em 2016 na escola New Star Dance Club em Santarém onde se manteve até 2019.
Durante este tempo destacam-se os seguintes resultados:
Campeã Regional de Dança Desportiva na categoria Juniores I em Standard na época desportiva 2017/2018;
Campeã Regional de Dança Desportiva na categoria Juniores I em Standard e Latinas na época desportiva 2018/2019;
Vice-Campeã Regional na categoria de Juniores I em 10 danças na época desportiva de 2018/2019;
Vice-Campeã Nacional na categoria de Juniores I em 10 danças na época desportiva de 2018/2019.
Em 2019 tendo mudado de seu par terá mudado também de escola, passando a frequentar a Escola de Dança Desportiva Xira Dance Academy em Vila Franca de Xira. É nesta escola que se mantêm até então já tendo alcançado o título de Campeã Nacional na categoria Juniores II em Standard na época desportiva de 2019/2020 e em 2022 sagrou-se Campeã Nacional na categoria Juventude Pré-Open Latinas.
Gustavo do Canto é atleta residente no Centro de Alto Rendimento do Jamor na modalidade de Triatlo. Em 2022, conquistou a medalha de prata na Taça da Europa de Triatlo de Juniores na Turquia e mais recentemente integrou o Projeto Esperanças Olímpicas Los Angeles 2028 e Sidney 2032.
Gustavo do Canto, nascido em 7 de Junho de 2004, residente em Almeirim, teve o seu percurso académico no Agrupamento de Escolas de Almeirim, tendo frequentado a Escola Secundária em Santarém, Dr. Ginestal Machado, no ensino secundário. Presentemente, estará agora a frequentar o 1ºano no ensino superior no curso de Engenharia e Gestão Industrial.
O Gustavo tem sido exemplo da possibilidade de bons resultados desportivos em paralelo com bons resultados escolares, tendo concluído o ensino secundário integrando o quadro de Excelência em todos os anos deste nível de ensino.
Tem definido como objetivo “lutar para alcançar os títulos de Campeão Nacional, Campeão da Europa e Campeão do Mundo de Triatlo em Juniores mantendo a excelência do desempenho académico”, sendo, neste momento, atleta residente do Centro de Alto Rendimento do Jamor.
Dos diversos resultados desportivos destaca-se:
Em 2015 Vice-Campeão Nacional Infantil de Triatlo;
Em 2017 Vice-Campeão Nacional Iniciados de Triatlo;
Em 2020 o 3º lugar no Campeonato Nacional de Cadetes de Triatlo;
2021 leva o nosso jovem almeirinense à Turquia obtendo a classificação de 19º (décimo nono) no Campeonato da Europa de Triatlo;
Ainda em 2021 um 36º (trigésimo sexto) lugar no campeonato do Mundo de Triatlo de Juniores em Quarteira e consagrou-se Vice-Campeão Nacional Cadetes de Triatlo;
É no ano de 2022 que ingressou como atleta residente no Centro de Alto Rendimento do Jamor e neste mesmo ano apresenta como resultados desportivos:
Medalha de Prata na Taça da Europa de Triatlo de Juniores na Turquia;
5º lugar na Taça da Europa de Triatlo de Juniores em Quarteira;
24º (vigésimo quarto) no Campeonato da Europa de Triatlo de Juniores na Polónia;
Vencedor Júnior da Taça de Portugal de Triatlo da Quinta do Lago;
Vencedor Júnior da Taça de Portugal de Triatlo do Fundão;
Vencedor Júnior da Taça de Portugal de Triatlo de Peniche.
Em 2023 o jovem atleta integrou o Projeto Esperanças Olímpicas Los Angeles 2028 e Sidney 2032;
Renovou a integração no Registo dos Agentes Desportistas de Alto Rendimento;
E recentemente registámos o título de Vice-Campeão Nacional Júnior de Triatlo Sprint em Oeiras.
Todo o esforço desenvolvido, capacidade de superação e dedicação, têm sido alicerces fundamentais para que fosse possível alcançar este patamar de excelência.