Almeirim está quase a ser o primeiro concelho do distrito a ter toda a iluminação pública cem por cento LED. A mudança para um tecnologia que permite uma grande poupança e é mais amiga do ambiente iniciou-se em 2018.

O processo, segundo dados disponibilizados pela autarquia, já se encontra a 98% ficando a faltar apenas duas centenas de luminárias no centro da cidade, por terem um formato diferenciado das restantes. Nas freguesias de Fazendas de Almeirim, Raposa e Benfica do Ribatejo a nova tecnologia já está totalmente implementada.

A autarquia almeirinense realizou um investimento de 1,2 milhões de euros, através da Central de Compras da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que vai permitir uma poupança energética de cerca de 250 mil euros/ano e reduzir a emissão de CO2 em cerca de 383 toneladas/ano.

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) iniciou o projecto
de mudança de 42 mil luminárias para a tecnologia LED em 2014, nos 11 municípios que a agregam. A medida é comparticipada a 95 por cento por fundos comunitários e representa uma poupança para a CIMLT de mais de um milhão de euros anuais.

Leia também...

Crédito para obras: como pedir e quais as suas vantagens?

No vasto horizonte de produtos financeiros existentes no mercado, existe um em…

Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Santarém

A PSP de Santarém deu cumprimento, segunda e terça-feira, a cinco mandados…

Faleceu Belmira de Jesus António

O Jornal ‘Correio do Ribatejo’ comunica, com profundo pesar, o falecimento da…

Histórias com Teatro Dentro regressam à Biblioteca Municipal do Cartaxo

A iniciativa Histórias com Teatro Dentro regressa no sábado à Biblioteca Municipal Marcelino…