Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A partir de 1 de Março de 2025, Almeirim contará com a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Marquesa de Alorna, uma estrutura que visa melhorar a acessibilidade e qualidade dos cuidados de saúde primários na região. A criação da USF foi recentemente homologada pelo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), após aprovação do parecer técnico pela Equipa Regional de Acompanhamento (ERA).

Inicialmente, a nova USF irá prestar assistência a cerca de 7.750 utentes, correspondendo aos atuais inscritos na sede da unidade da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Almeirim e no polo da Raposa. Numa segunda fase, a unidade irá expandir a sua área de atuação, com um compromisso assistencial de cerca de 10.500 utentes, incluindo a integração do polo de Benfica do Ribatejo.

A ULS Lezíria recorda que as USF são unidades organizadas com equipas multidisciplinares, compostas por médicos de família, enfermeiros e secretários clínicos, cujo objetivo é garantir um acompanhamento contínuo e regular aos utentes. A USF Marquesa de Alorna contará com uma equipa de seis médicos, seis enfermeiros e cinco secretários clínicos, que proporcionarão cuidados de saúde primários com proximidade e eficiência.

Com esta nova unidade, a ULS Lezíria passará a contar com 17 USF, todas no modelo organizativo B, distribuídas pelos nove concelhos da sua área de influência.

Esta expansão representa uma aposta na melhoria da prestação de cuidados de saúde primários, com foco na proximidade e no bem-estar da população da região.

Leia também...

Utentes do HDS revelam elevado grau de satisfação

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) realizou questionários de satisfação a utentes…

Utentes do Médio Tejo reivindicam mais e melhores cuidados de saúde

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) reivindicou ontem…

Almeirim conclui esta semana vacinação de utentes com mais de 50 anos

O concelho de Almeirim espera concluir esta semana a vacinação contra a…

DGS actualiza normas e dá início a vacinação de quem tem entre 16 e 79 anos

A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou hoje que actualizou as normas de…