A Câmara de Almeirim vai investir 500 mil euros na criação de uma creche para 60 crianças, dando resposta a uma carência do concelho que irá implicar um custo anual de 200 mil euros, disse o presidente do município.

O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, disse à Lusa que o município decidiu investir numa área em que, de uma forma que considerou “inadmissível”, as autarquias estão impedidas de aceder aos apoios do Estado e que este continua a não dar resposta às necessidades das famílias.

“Uma das coisas mais importantes para o aumento da natalidade é as famílias saberem onde podem deixar os seus filhos em segurança”, afirmou, salientando a carência na resposta para as crianças até aos 3 anos.

O autarca disse que a decisão de avançar com a recuperação do edifício do antigo quartel da GNR, que serviu depois como Tribunal, deixado vago desde a transferência deste para novas instalações, acontece depois de fazer “contas” à oferta existente no concelho.

A resposta que o município vai dar a partir do ano letivo 2021/2022 não vai ainda cobrir todas as necessidades, pelo que “não vai retirar clientes” às instituições que têm acordo com a Segurança Social, disse.

Para o autarca, é “inadmissível” que a Lei de Bases da Segurança Social não permita acordos com as autarquias, obrigando a que estas assumam a totalidade dos encargos com o funcionamento, estimado, neste caso, em “mais de 200.000 euros/ano”.

“Não faz sentido”, declarou.

Pedro Ribeiro defende que a tutela das creches passe da Segurança Social para o Ministério da Educação, a exemplo do que acontece com o ensino pré-escolar, evitando a necessidade de alteração da Lei de Bases.

A obra, orçada em 460.000 euros mais IVA, acrescida do custo do equipamento, vai iniciar-se na próxima segunda-feira, tendo um período de duração previsto de 10 meses, durante o qual está interdita a circulação automóvel no troço de sentido único da rua 5 de outubro.

O concelho de Almeirim tinha, no final de 2018, uma população residente de 22.569 pessoas.

Leia também...

Apenas quatro utentes de lar da Póvoa de Santarém permanecem internados

Apenas quatro utentes do lar na Póvoa de Santarém onde foi detectado um surto de covid-19 não regressaram ainda à instituição, permanecendo em vigilância…

Ex-militar preso preventivamente por violência doméstica

Um homem de 77 anos que foi detido na quarta-feira, no Cartaxo, por violência doméstica, vai ficar preso preventivamente no presídio militar de Tomar,…

Temperatura máxima acima dos 40 graus em Santarém

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera anunciou o aumento nas temperaturas máximas entre 10 e 13 graus celsius até quinta-feira, 11 de…

Operação “Natal Tranquilo” mais longa e com o dobro dos mortos da do ano passado

Quinze pessoas morreram na operação “Natal Tranquilo” da GNR este ano, mais do dobro da operação do ano passado, que durou menos um dia,…