O orçamento da Câmara de Almeirim para 2019 ronda os 16,5 milhões de euros, sendo sensivelmente igual ao que vigorou este ano, mantendo-se também os valores das taxas municipais, disse hoje à Lusa o presidente do município.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, afirmou que os documentos de gestão do município para o próximo ano, aprovados com os votos favoráveis dos seis eleitos do PS e a abstenção da vereadora da CDU, no executivo municipal, vão ainda ser submetidos à Assembleia Municipal.

O autarca afirmou que o valor do orçamento pode vir a ser superior, depois da incorporação do saldo de gerência.

Com cerca de 30% da rubrica da despesa destinada a salários, o documento prevê investimentos da ordem dos 5 milhões de euros, realçando Pedro Ribeiro que as obras nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho e no mercado municipal, com comparticipação comunitária, estão dependentes de concursos que “são sempre morosos”, sendo intenção que tenham início em 2019.

Estas duas obras e parte da construção da circular urbana (na vertente relacionada com a mobilidade e a criação de ciclovias) integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

O município vai avançar com mais uma fase da remodelação das piscinas municipais e com a construção do crematório, sendo que parte deste investimento será feito com recurso a empréstimo bancário, além de intervenções nas freguesias, que avançarão à medida que o município for tendo fundos disponíveis, adiantou.

Sublinhando que a dívida do município – reduzida em 40% no anterior mandato – se situa actualmente abaixo dos 6 milhões de euros, o autarca afirmou que a situação financeira permite avançar para a contratação de alguns empréstimos para a aquisição de terrenos, nomeadamente para a circular urbana, que irão incorporar o património municipal.

Pedro Ribeiro afirmou que, a exemplo do que tem sido prática do executivo, os impostos municipais não sofrerão qualquer alteração, mantendo-se o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos 0,4% e a derrama nos 1,5% para empresas com um volume de negócios superior a 150.000 euros e nos 1% para as que ficam abaixo desse valor, no entendimento de que “não é possível fazer mais obra, pagar dívida e diminuir impostos”.

O executivo municipal de Almeirim, concelho com 11.700 habitantes, integra seis eleitos do PS (73,9% dos votos nas eleições autárquicas de 2017) e uma da CDU (11,1%).

Leia também...

Parlamento unânime no pesar pela morte do guarda-florestal da GNR

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pela PSD pela morte do guarda-florestal da GNR André Jesus, que…

Daniel Café e Ludgero Mendes reeleitos na Federação do Folclore Português

Decorreu no passado sábado, dia 7 de Janeiro, o acto eleitoral da Federação do Folclore Português, o qual teve lugar na sede social da…

União de Santarém recebe Moreirense na Taça de Portugal

A União Desportiva de Santarém (UDS) vai defrontar o Moreirense na terceira eliminatória da Taça de Portugal, num jogo marcado para entre os dias…

Bombeiros Municipais do Cartaxo participam em exercício internacional

Carlos Melo, Tiago Quina, Joana Rolaça, Alexandra Ferreira e Rubem Pampilhosa, elementos da corporação de Bombeiros Municipais do Cartaxo participaram, no dia 30 de…