A Câmara de Almeirim formalizou ontem, 7 de Fevereiro, com a APAV – Associação de Apoio à Vítima, um protocolo de colaboração para a implementação, no concelho, de uma Equipa Móvel de Apoio à Vítima (EMAV).

“Com este acordo, passaremos a ter apoio presencial no concelho”, afirma Pedro Ribeiro, presidente da autarquia, acrescentando que o protocolo agora assinado se insere num mais vasto “que vai reforçar o apoio à vítima em toda a Lezíria do Tejo”.

Esta EMAV terá como objectivo a prestação de serviços, gratuitos, confidenciais e qualificados, de apoio emocional, jurídico, psicológico e prático aos cidadãos vítimas de crime e de violência, nomeadamente os mais vulneráveis.

De acordo com Observatório de Mulheres Assassinadas, em Janeiro morreram nove mulheres vitimadas por violência doméstica. Durante o ano de 2018 foram assassinadas 28 mulheres e, ainda segundo dados do Observatório da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Respostas), “503 mulheres foram mortas em contexto de violência doméstica ou de género” entre 2004 e o final de 2018.

Leia também...

Subsídios de desemprego que acabem em 2021 estendem-se por mais 6 meses de forma automática

Os subsídios de desemprego que terminarem em 2021 serão prorrogados por seis meses de forma “automática” não sendo necessário entregar um pedido para esse…

Câmara de Santarém baixa IMI e derrama para empresas em 2020

A Câmara de Santarém aprovou esta segunda-feira, 18 de Novembro, um abaixamento das taxas municipais de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e de derrama…

Festival Estátuas Vivas de Tomar inspira-se na obra de Sophia para surpreender os visitantes a 7 e 8 de Setembro

O Festival Estátuas Vivas está de regresso a Tomar já nos próximos dias 7 e 8 de Setembro, numa edição que se inspirou na…

Tribunais retomam hoje actividade regular

Os tribunais retomam esta quarta-feira, 3 de Junho, a realização de diligências presenciais, mas dirigentes do sector antevêem que o regresso à actividade normal…