O comando nacional da Força Especial de Proteção Civil e o comando regional de Lisboa e Vale do Tejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil são o próximo passo no ‘Campus’ da Proteção Civil, em Almeirim.

O anúncio foi do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que visitou esta sexta-feira, 6 de Dezembro, as novas instalações do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

O edificio está em funcionamento desde o verão passado, no “campus” situado na Zona Industrial de Almeirim, que contém três infraestruturas que representaram um investimento global superior a dois milhões de euros.

O ministro realçou as condições operacionais existentes neste “campus” e a parceria de vários anos com a autarquia almeirinense para justificar a escolha de local para os dois comandos nacionais.

Os dois comandos nacionais devem ser instalados a partir de 2020 na cidade. Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim vê a iniciativa com bons olhos e garante que a autarquia fará o que for necessário para manter a colaboração entre o poder local e o Estado central.

O projeto do “campus da proteção civil” começou a ser projetado há 10 anos, tendo acolhido a base da FEB em 2014, a Unidade logística em 2017 e as novas instalações do CDOS em 2019.

Leia também...

Proteção civil alerta para risco de incêndio provocado por trovoada seca

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o risco de incêndio rural associado à ocorrência de aguaceiros e trovoada seca…

Santuário de Fátima prevê despedir até 50 trabalhadores

O Santuário de Fátima tem em curso um plano de reestruturação que prevê o despedimento de até 50 trabalhadores devido à queda abrupta nas…

Funcionária da Câmara Municipal é o primeiro caso de Covid-19 em Tomar

Uma funcionária da autarquia de Tomar é o primeiro caso confirmado na cidade. A primeira infectada apresenta sintomas leves e já foi encaminhada para…

Jogador do Alverca em estado grave no hospital após paragem cardiorrespiratória

O futebolista brasileiro Alex Apolinário, do Alverca, encontra-se em estado grave e em coma induzido, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no domingo,…