Almeirim vai voltar a ser a capital do cinema entre 25 e 27 de Novembro, com a realização do da quarta edição do “3in1 Film Festival”, organizado pela Alentejo e Ribatejo Film Commission (ARFC).

A edição de 2022 tem a concurso 203 filmes oriundos 13 países, que vão concorrer aos prémios nas categorias de curtas de ficção, documentários, animação, filmes de escola, muito curtas e making ofs, que estarão sob o escrutínio do colégio de jurados composto por 18 elementos, entre os quais quatro estrangeiros. A cerimónia de entrega de prémios decorre a partir das 17h30, no Cineteatro de Almeirim. Cada categoria contará com três prémios. Serão ainda entregues o prémio do Director (Bernardo Antero) e o de Melhor Filme Português. Será ainda homenageado o cinema ucraniano com a presença do realizador Kirill Neiezhmakov e a exibição de três dos seus filmes. A cerimónia será apresentada pelo actor Tomás Alves, que incorporou o elenco do filme “Salgueiro Maia: O Implicado”.

Os filmes serão exibidos em oito sessões de ficção, duas sessões de making ofs, uma sessão de muito curtas, oito sessões de documentários, três sessões de animação e oito sessões de filmes de escola, que se vão dividir entre a sala principal e a sala 2 do Cineteatro de Almeirim e o Salão Nobre da Câmara Municipal de Almeirim.

Além das sessões abertas ao público, o festival vai ser transmitido via streaming durante os três dias. Para além das sessões de abertura e da entrega de prémios, serão transmitidas entrevistas de rua, entrevistas a partir do Cineteatro, em directo, e conteúdos previamente gravados como podcasts, mesas redondas e entrevistas.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…