No âmbito do projecto “Ruas e Casas com História”, o executivo da autarquia de Alpiarça descerrou uma placa de homenagem aos trabalhadores agrícolas no local da antiga praça de jorna, nas traseiras do Mercado Municipal, na Rua João Nunes Feliciano.

A história dos trabalhadores agrícolas de Alpiarça e de vários outros concelhos do Ribatejo e Alentejo está muito marcada pela existência de “Praças de Jorna”, locais mais ou menos informais onde os grandes agrários procediam à contratação de mão-de-obra para o trabalho dos campos, procurando pagar os salários mais baixos possível.
Em Alpiarça, estes locais em que os trabalhadores vendiam a sua força de trabalho, marcados pelo conflito de classes, pela organização e luta dos assalariados, estão indelevelmente ligados à heróica e constante luta dos alpiarcenses, iniciada ainda durante o período da República, prosseguindo e intensificando-se durante o regime fascista.

A cerca de cem metros deste local foi assassinado a tiro pelas forças repressivas ao serviço do regime fascista de Salazar o jovem trabalhador agrícola Alfredo Lima, no dia 4 de Junho de 1950, tendo mais quatro pessoas ficado feridas pelos disparos.
Marcaram presença os eleitos autárquicos do Município e da Freguesia de Alpiarça.

Leia também...

Touros e cinco toneladas de sardinhas para oferecer na Festa da Amizade em Benavente

Benavente volta a receber sábado mais uma edição da Festa da Amizade, tendo para oferecer 5.000 quilogramas de sardinhas, que podem ser assadas em…

“Lápis Azul: A Censura no Estado Novo” patente até 12 de Maio em Coruche

“Lápis Azul: A Censura no Estado Novo” exposição cedida pelo Museu Nacional da Imprensa, estará patente até ao próximo dia 12 de Maio, na…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a sua equipa. O Centro Histórico de Santarém tem, desde o dia 26…

Seis igrejas do Centro Histórico de Santarém recebem Festival de Órgãos Históricos

O Festival de Órgãos Históricos de Santarém (FÓS) volta a realizar-se, de 8 a 17 de Novembro, nas seis igrejas do centro histórico da…