A Quinta da Atela, em Alpiarça, será palco da Gala Porco D’Ouro, no dia 3 de Dezembro, evento organizado pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), que é um dos principais eventos do sector suinícola, que distingue a produtividade e a eficiência das empresas.

Ao todo serão 78 nomeados para 31 prémios, divididos por três categorias, entregues às explorações candidatas, que se distinguem em três escalões organizados segundo a dimensão do seu efectivo reprodutor.

Além destes, um dos galardões mais importantes da noite é o “Prémio Especial Porco D’Ouro Ministério da Agricultura para a Sanidade, Bem-Estar Animal e Ambiente”, que será entregue pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

No ano em que a fileira da carne de porco vê aprovado o selo de Certificação de Bem–Estar Animal da FILPORC, esta distinção marca cada vez mais o rumo da produção e indústria, em consonância com a política europeia “Do Prado ao Prato”. 

O “Prémio Ministério da Agricultura para a Sanidade, Bem-Estar Animal e Ambiente” distingue explorações com um bom desempenho em mais de 80 critérios relacionados com o espaço dos animais nas explorações, a gestão de efluentes ou os programas sanitários que bloqueiam a propagação de doenças animais como a Peste Suína Africana.

Outro dos prémios mais esperados é o “Prémio Especial Inovação Zoetis”, que incentiva os produtores a apostar na investigação e na inovação aplicada como elemento básico para a melhoria das explorações. O galardão distingue ideias originais, que não sejam de desenvolvimento comercial, cuja implementação, em qualquer âmbito – maneio, gestão de recursos humanos, meio ambiente, instalações, biossegurança, genética, eliminação de resíduos, sanidade animal ou bem-estar animal – tenha resultado na melhoria e inovação da exploração.

Não menos importante é o “Prémio Porco Diamante”, que vai distinguir a exploração que apresenta os melhores padrões de higiene, biossegurança e maneio.

Uma noite que será de muitas surpresas, no ano em que se comemoram os 40 anos da FPAS.

Leia também...

Programa de Apoio à Produção Nacional com candidaturas abertas para a Lezíria do Tejo

As micro e pequenas empresas da Lezíria do Tejo que pretendam realizar investimentos até 235 mil euros para expansão e modernização da produção, podem…

Investimento de 5ME no sistema de tratamento de águas residuais em Samora Correia

O sistema de tratamento de águas residuais de Samora Correia, um investimento da ordem dos cinco milhões de euros, está em fase de conclusão,…

Abastecimento de água suspenso no dia 28 de Agosto em Alpiarça

O abastecimento de água vai estar suspenso temporariamente em algumas ruas de Alpiarça, no dia 28 de Agosto, devido a intervenções que a empresa…

Vinhos do Tejo superaram todas as expectativas e crescem 28% em 2020

Certificação atingiu os 30 milhões de litros, valor nas previsões para 2023. Os Vinhos do Tejo ultrapassaram todas as expectativas de crescimento, não obstante…