A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém quer trazer mais investimento externo para o Ribatejo, pelo que tem dinamizado acções de promoção da região além-fronteiras. No dia 10 de Novembro, a associação realizou uma conferência digital sobre as oportunidades de negócios do Ribatejo direccionada ao mercado do Dubai, onde participaram cerca de 100 investidores dos Emirados Árabes Unidos.

A conferência, que veio substituir uma acção promocional presencial cancelada devido à evolução da crise pandémica, teve como objectivo a promoção do potencial de Portugal e da região do Ribatejo junto de um leque alargado de investidores dos Emirados Árabes Unidos, bem como a criação de oportunidades de negócio internacionais para as empresas portuguesas e a obtenção de investimento externo para Portugal.

Após a sessão de boas-vindas realizada pelo Embaixador de Portugal no Dubai, Joaquim Moreira de Lemos, os trabalhos de promoção do Ribatejo iniciaram com a intervenção de José Coimeiro, da Direcção da NERSANT.

PUBLICIDADE

O director da associação apresentou detalhadamente a região, focando-se nas boas acessibilidades e localização privilegiada (e central) do Ribatejo, que fica a uma hora de Lisboa e duas do Porto. O território, continuou, dispõe ainda de infra-estruturas de apoio à envolvente empresarial, tais como os parques de negócios da região, diversos centros de incubação e aceleração de empresas, laboratórios, centros tecnológicos e pólos de investigação.

O empresário caracterizou ainda a economia ribatejana, definindo-a e apresentando-a aos investidores participantes como bastante heterogénea e com oportunidades em diversos sectores. Enumerados e em destaque surgiram os sectores agro-alimentar, dos curtumes, da madeira e do papel, da pedra natural, da metalomecânica e metalurgia e ainda do turismo, e cujas exportações aumentaram, entre 2011 e 2018, 36,5%, um valor superior à média nacional. Para finalizar a sua apresentação, e em jeito de convite, José Coimeiro deu a conhecer alguns incentivos fiscais ao investimento em Portugal, como a Startup Visa e o Golden Visa.

Para além da apresentação das potencialidades do Ribatejo, o evento teve como convidados de honra o Embaixador de Portugal em Abu Dhabi, Joaquim Moreira de Lemos, que abriu a sessão, e o Conselheiro Económico da Embaixada de Portugal em Abu Dhabi, Daniel Pontes. Foram ainda realizadas várias intervenções pelos seguintes oradores: Ahmed Elmetwally, em representação do Sheik Tahnoon Bin Saeed Bin Tahnoon Al Nahyan, Paul Epping, Presidente da empresa XponentialEQ, Rabih I. Khoury, sócio-gerente da Managing Partner MEVP, Saul Tarazona, fundador da Stringgroup, Sammy Musa, sócio-gerente da Gulf Reps Ltd, Ibrahim Ahli, Diretor de Investimento e Promoção do Dubai FDI, e Caetano Leitão, Presidente do Conselho Empresarial Português no Dubai. Para além das intervenções, realizaram-se diversos momentos de networking e debate entre os diversos investidores presentes e o painel de oradores.

Neste espaço de troca de ideias, foi notório o interesse gerado pelo evento em relação à região e a Portugal devido ao levantamento de algumas questões práticas não só sobre a criação de empresas em Portugal e apoios existentes, como sobre as potencialidades da região e a possibilidade de ser uma porta de entrada para a Europa e para os países de língua portuguesa.

De referir que o “RoadShow Dubai/Portugal – Ribatejo uma região de Oportunidades” foi um evento promovido pela NERSANT no âmbito do projeto Ribatejo Global, que visa contribuir para o aumento do reconhecimento da qualidade das empresas, produtos e serviços da região junto dos mercados externos. O mesmo é financiado pelo Compete 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…

Câmara de Santarém pede 270 mil euros ao BEI para requalificação de avenida

A Câmara de Santarém aprovou hoje a contracção de um empréstimo de…

Aberto concurso para ingresso de 10 bombeiros para os Sapadores de Santarém

A Câmara de Santarém abriu um Concurso Externo de Ingresso para 10…