Construção será feita na fábrica de fibras da Altri, na Caima, e terá início em 2026, num investimento que ascende a 90 milhões de euros.

A portuguesa Altri adquiriu uma participação maioritária na empresa suíça de têxteis sustentáveis AeoniQ, e vai construir uma unidade industrial em Constância, avançou hoje a empresa produtora de pasta de papel, em comunicado.

Como parte do acordo, a primeira unidade industrial AeoniQ será construída na fábrica de fibras da Altri na Caima, em Constância, no distrito de Santarém, e a construção está prevista ter início em 2026, com uma capacidade inicial de 1.750 toneladas por ano. O investimento no projeto ascende a 90 milhões de euros, indicou a empresa. 

“O investimento da Altri transforma a AeoniQ de uma inovação comprovada no mercado numa plataforma de produção global em grande escala, juntos, estamos a oferecer uma solução pronta para o mercado para um dos setores mais poluentes do planeta: o têxtil”, afirmou o CEO da HeiQ, Carlo Centonze, em comunicado.

Antes, será lançada no início do próximo ano uma unidade pré-industrial em Portugal para acelerar os protótipos, parcerias com marcas e coleções cápsula. De acordo com o documento, este investimento, do qual consta ainda um aumento de capital, “permitirá desenvolver a capacidade de produção em escala comercial da AeoniQ” e reforçar a “visão estratégica de diversificação para aplicações celulósicas de alto valor e baixo impacto ambiental”.

“Este acordo concretiza a estratégia da Altri de subir na cadeia de valor e investir em materiais de nova geração, estamos a escalar uma inovação transformadora que se alinha perfeitamente com o nosso compromisso de construir um mundo mais renovável”, disse o presidente executivo (CEO) da Altri, José Soares de Pina, em comunicado.

A AeoniQ é uma ‘spin-off’ (empresa criada a partir da cisão de outra) suíça da HeiQ Materials AG, que desenvolveu o primeiro filamento celulósico biodegradável projetado para substituir o poliéster e o nylon.

Leia também...

Toureiro Pedro Gonçalves aposta na gastronomia ribatejana com novo espaço em Santarém

Pátio Ribatejano é o nome do novo restaurante típico que tem as…
Foto de arquivo

Fátima espera milhares de fiéis para última grande peregrinação do ano

Milhares de peregrinos são esperados hoje e domingo em Fátima, para a…

Trinta e oito concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio

Trinta e oito concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Leiria, Guarda,…

“Clube dos Saberes” canta as Janeiras nos Paços do Concelho de Santarém

Os utentes do “Clube dos Saberes”, da Associação para o Desenvolvimento Social…