Construção será feita na fábrica de fibras da Altri, na Caima, e terá início em 2026, num investimento que ascende a 90 milhões de euros.

A portuguesa Altri adquiriu uma participação maioritária na empresa suíça de têxteis sustentáveis AeoniQ, e vai construir uma unidade industrial em Constância, avançou hoje a empresa produtora de pasta de papel, em comunicado.

Como parte do acordo, a primeira unidade industrial AeoniQ será construída na fábrica de fibras da Altri na Caima, em Constância, no distrito de Santarém, e a construção está prevista ter início em 2026, com uma capacidade inicial de 1.750 toneladas por ano. O investimento no projeto ascende a 90 milhões de euros, indicou a empresa. 

“O investimento da Altri transforma a AeoniQ de uma inovação comprovada no mercado numa plataforma de produção global em grande escala, juntos, estamos a oferecer uma solução pronta para o mercado para um dos setores mais poluentes do planeta: o têxtil”, afirmou o CEO da HeiQ, Carlo Centonze, em comunicado.

Antes, será lançada no início do próximo ano uma unidade pré-industrial em Portugal para acelerar os protótipos, parcerias com marcas e coleções cápsula. De acordo com o documento, este investimento, do qual consta ainda um aumento de capital, “permitirá desenvolver a capacidade de produção em escala comercial da AeoniQ” e reforçar a “visão estratégica de diversificação para aplicações celulósicas de alto valor e baixo impacto ambiental”.

“Este acordo concretiza a estratégia da Altri de subir na cadeia de valor e investir em materiais de nova geração, estamos a escalar uma inovação transformadora que se alinha perfeitamente com o nosso compromisso de construir um mundo mais renovável”, disse o presidente executivo (CEO) da Altri, José Soares de Pina, em comunicado.

A AeoniQ é uma ‘spin-off’ (empresa criada a partir da cisão de outra) suíça da HeiQ Materials AG, que desenvolveu o primeiro filamento celulósico biodegradável projetado para substituir o poliéster e o nylon.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

“Reconforta-nos saber que o nosso trabalho é apreciado”

“RH+ Música Positiva” é o nome da banda ribatejana que surgiu em…

José Carlos Godinho apresenta livro na Biblioteca Municipal de Ourém

A Biblioteca Municipal de Ourém vai receber José Carlos Godinho para apresentar…

Chamusca foi palco da apresentação pública da Rede de Incubadoras de Inovação Social

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve na Chamusca e assinou uma…

“O Que Quiser” e “Circoli” na Temporada da Primavera do Círculo Cultural Scalabitano

O Teatro Taborda do Círculo Cultural Scalabitano recebe amanhã, sábado, 6 de…