Um grupo de estudantes do 3.º ano do Curso de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Torres Novas (EPTN) visitou na quarta-feira, 8 de Junho, as instalações da AR – Águas do Ribatejo, E.I.M., S.A., com o objectivo de conhecer a organização da empresa intermunicipal que serve 140 mil pessoas e emprega 185 trabalhadores.

O objectivo é estudar o modelo de funcionamento de uma empresa que presta serviços públicos imprescindíveis como o abastecimento de água e o tratamento de águas residuais.

O foco dos alunos centrou-se na responsabilidade social da empresa reforçada em relação às entidades privadas e traduzida num tarifário socialmente justo e que apoia as famílias mais vulneráveis e numerosas.

Os estudantes foram ao terreno e visitaram a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Torres Novas onde verificaram in loco o processo de recolha e tratamento dos “esgotos” desde a descarga em casa até à devolução do efluente tratado à linha de água que o conduz ao Rio Almonda.

No processo de tratamento aeróbio das lamas as bactérias, tantas vezes vistas como parasitas e inimigas, são fundamentais e amigas do ambiente.

Pedro Mourão, engenheiro responsável pela Direção de Produção e Tratamento em Torres Novas, explicou que as lamas retiradas do “esgoto” são valorizadas e aplicadas em várias culturas fertilizando os solos ou em indústrias seguindo o lema de que na Natureza nada se perde, tudo se transforma.

A visita dos alunos da EPTN insere-se no plano de responsabilidade social e ambiental da AR e na estratégia de apoio da empresa intermunicipal à inovação e à divulgação do conhecimento e das boas práticas na área do ambiente.

Nos apontamentos da visita, os alunos anotaram com sublinhado a quantidade e diversidade de “lixo” que chega à ETAR por via das sanitas e ralos domésticos. Cotonetes, panos, giletes, pensos higiénicos e cabelos que deviam ser colocados no caixote do lixo e encaminhados como resíduo sólido urbano (RSU).

A ETAR de Torres Novas é uma das maiores e mais complexas num universo de mais de meia centena de ETAR geridas pela AR nos municípios de Torres Novas, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente onde assegura o tratamento das águas residuais e o abastecimento de água num território de 3230 km2.

Leia também...

Câmara de Salvaterra de Magos resolve imbróglio com quase 20 anos

Com a aprovação do Plano Director Municipal (PDM) de Salvaterra de Magos em 2000 os proprietários de parcelas de terreno que ficaram afectas ao…

NERSANT facilita investimento francês na área das energias renováveis em Abrantes

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, em parceria com a empresa associada TreeEnergy, acompanhou na passada semana, uma delegação de investidores…

Coruche prepara acolhimento de refugiados da Ucrânia

A Câmara de Coruche está a articular, através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), a recepção e apoio a refugiados…

Ourém oferece primeiros 90 minutos gratuitos no estacionamento da autarquia

Os primeiros 90 minutos de utilização do parque de estacionamento subterrâneo dos Paços do Concelho de Ourém são gratuitos. “Com o propósito de apoiar…