Um grupo de estudantes do 3.º ano do Curso de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Torres Novas (EPTN) visitou na quarta-feira, 8 de Junho, as instalações da AR – Águas do Ribatejo, E.I.M., S.A., com o objectivo de conhecer a organização da empresa intermunicipal que serve 140 mil pessoas e emprega 185 trabalhadores.

O objectivo é estudar o modelo de funcionamento de uma empresa que presta serviços públicos imprescindíveis como o abastecimento de água e o tratamento de águas residuais.

O foco dos alunos centrou-se na responsabilidade social da empresa reforçada em relação às entidades privadas e traduzida num tarifário socialmente justo e que apoia as famílias mais vulneráveis e numerosas.

Os estudantes foram ao terreno e visitaram a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Torres Novas onde verificaram in loco o processo de recolha e tratamento dos “esgotos” desde a descarga em casa até à devolução do efluente tratado à linha de água que o conduz ao Rio Almonda.

No processo de tratamento aeróbio das lamas as bactérias, tantas vezes vistas como parasitas e inimigas, são fundamentais e amigas do ambiente.

Pedro Mourão, engenheiro responsável pela Direção de Produção e Tratamento em Torres Novas, explicou que as lamas retiradas do “esgoto” são valorizadas e aplicadas em várias culturas fertilizando os solos ou em indústrias seguindo o lema de que na Natureza nada se perde, tudo se transforma.

A visita dos alunos da EPTN insere-se no plano de responsabilidade social e ambiental da AR e na estratégia de apoio da empresa intermunicipal à inovação e à divulgação do conhecimento e das boas práticas na área do ambiente.

Nos apontamentos da visita, os alunos anotaram com sublinhado a quantidade e diversidade de “lixo” que chega à ETAR por via das sanitas e ralos domésticos. Cotonetes, panos, giletes, pensos higiénicos e cabelos que deviam ser colocados no caixote do lixo e encaminhados como resíduo sólido urbano (RSU).

A ETAR de Torres Novas é uma das maiores e mais complexas num universo de mais de meia centena de ETAR geridas pela AR nos municípios de Torres Novas, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente onde assegura o tratamento das águas residuais e o abastecimento de água num território de 3230 km2.

Leia também...

Vacinação em nove concelhos da Lezíria arranca hoje

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria vai iniciar quarta-feira a vacinação contra a covid-19 nos nove concelhos do distrito de Santarém…

Departamento de Psiquiatria expõe “Obras de Todos” na entrada do hospital de Santarém

O projeto “OficINa – Arte Bruta Inclusiva”, do Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (HDS), inaugura, no próximo dia 27, na entrada…

Rede de Museus do Médio Tejo reuniu em Tomar

Realizou-se em Tomar, a 28 de Março, Dia Nacional dos Centros Históricos, a 26ª reunião da Rede Museus de Médio Tejo (RMMT), tendo os…

Aluno de 12 anos esfaqueia colegas e professor em escola da Azambuja

Um incidente grave ocorreu esta tarde na Escola Básica da Azambuja, onde um aluno de 12 anos, do 7.º ano, atacou cinco colegas e…