Um grupo de estudantes do 3.º ano do Curso de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Torres Novas (EPTN) visitou na quarta-feira, 8 de Junho, as instalações da AR – Águas do Ribatejo, E.I.M., S.A., com o objectivo de conhecer a organização da empresa intermunicipal que serve 140 mil pessoas e emprega 185 trabalhadores.

O objectivo é estudar o modelo de funcionamento de uma empresa que presta serviços públicos imprescindíveis como o abastecimento de água e o tratamento de águas residuais.

O foco dos alunos centrou-se na responsabilidade social da empresa reforçada em relação às entidades privadas e traduzida num tarifário socialmente justo e que apoia as famílias mais vulneráveis e numerosas.

Os estudantes foram ao terreno e visitaram a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Torres Novas onde verificaram in loco o processo de recolha e tratamento dos “esgotos” desde a descarga em casa até à devolução do efluente tratado à linha de água que o conduz ao Rio Almonda.

No processo de tratamento aeróbio das lamas as bactérias, tantas vezes vistas como parasitas e inimigas, são fundamentais e amigas do ambiente.

Pedro Mourão, engenheiro responsável pela Direção de Produção e Tratamento em Torres Novas, explicou que as lamas retiradas do “esgoto” são valorizadas e aplicadas em várias culturas fertilizando os solos ou em indústrias seguindo o lema de que na Natureza nada se perde, tudo se transforma.

A visita dos alunos da EPTN insere-se no plano de responsabilidade social e ambiental da AR e na estratégia de apoio da empresa intermunicipal à inovação e à divulgação do conhecimento e das boas práticas na área do ambiente.

Nos apontamentos da visita, os alunos anotaram com sublinhado a quantidade e diversidade de “lixo” que chega à ETAR por via das sanitas e ralos domésticos. Cotonetes, panos, giletes, pensos higiénicos e cabelos que deviam ser colocados no caixote do lixo e encaminhados como resíduo sólido urbano (RSU).

A ETAR de Torres Novas é uma das maiores e mais complexas num universo de mais de meia centena de ETAR geridas pela AR nos municípios de Torres Novas, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente onde assegura o tratamento das águas residuais e o abastecimento de água num território de 3230 km2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…