Darius Gabriel Rigman, Robert Varga, Daniel Vacarciuc, Paul Adrian Pop e Nicolae Dochian Rus são romenos e alunos do 3.º ano de Medicina. Escolheram o Hospital Distrital de Santarém (HDS) para realizar um estágio de verão com a duração de dois meses, ao abrigo do programa Erasmus. Os três primeiros na área de Ginecologia e Obstetrícia e os dois últimos na área de Cirurgia. Dos cinco, apenas Roberto Varga tinha estado anteriormente em Portugal.

Na decisão de Darius Gabriel Rigman pesou o facto de ter conhecimento da existência de bons médicos no HDS, “dispostos a ajudar e ensinar coisas interessantes”. “Portugal é um país maravilhoso, aqui encontrei pessoas com uma mentalidade muito aberta, com o máximo respeito e profissionalismo.”

Robert Varga foi influenciado por uma tia que vive em Portugal e que conhece o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HDS. Para o aluno de Medicina, a experiência superou as expectativas: “as pessoas do Hospital são muito simpáticas e, para mim, estudante de um país que não é tão bem visto na Europa, é importante”.

Por sua vez, Daniel Vacarciuc destaca o facto de ter encontrado um país acolhedor, especialmente os médicos do HDS. “É um dos melhores verões da minha vida! De segunda a sexta aprendemos e praticamos o que aprendemos durante três anos de medicina e ao fim de semana visitamos belas cidades e praias”, refere.

Para Paul Adrian Pop, foi a beleza e tranquilidade da cidade que o levaram à escolha do HDS. O aluno afirma estar feliz com a oportunidade e considera que a experiência está a ser muito boa. “Estou a aprender muito sobre medicina”, afirma.

Nicolae Dochian Rus escolheu o HDS por influência do seu colega Robert Varga. “ A experiência está a ser extraordinária, sobretudo porque a equipa médica está empenhada na transmissão de conhecimentos.”

Os estágios tiveram início a 11 de Julho e terminam a 11 de Setembro.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.