A galeria do Centro Cultural Gil Vicente acolhe, de 22 de Setembro a 17 de Novembro, a Exposição “Álvaro Mendes – 35 Anos de Pintura”.

A mostra, inaugurada no âmbito das Festas do Concelho de Sardoal, integra 35 obras elaboradas ao longo dos 35 anos de carreira de Álvaro Mendes, pintor radicado no Sardoal e que exerce a sua atividade na Cadeia Velha, num espaço cedido pelo Município para a instalação do seu atelier.

Álvaro Mendes nasceu em Sintra, em 1945, mas as suas raízes estão no Sardoal, mais propriamente na aldeia de Cabeça das Mós. Em 1960 entrou para a Escola de Artes Decorativas António Arroio, tendo frequentado o curso de Desenhador-Gravador Litógrafo. Ainda nos anos 60 iniciou-se na criatividade publicitária como desenhador gráfico. A ilustração surgiu paralelamente como complemento a essa atividade. Entre 1968 e 1970 cumpriu missão militar na Guiné-Bissau, onde o desenho e a pintura tornaram menos penosa essa estadia. Após o regresso de África, continuou a atividade na área da visualização e direção de arte e iniciou o curso de pintura, latente desde sempre, torna-se esta, cada vez mais, um imperativo.

Desde então, Álvaro Mendes já foi convidado para pintar um pouco por todo o país e recebeu inúmero prémios. Leciona desenho e pintura, desde 2006, na Associação Cultural de Abrantes e, este ano, deu formação em linogravura.

No período das Festas do Concelho, de 22 a 24 de setembro, a exposição pode ser vista das 15h às 20h. Nos restantes dias pode ser visitada de terça a sábado, das 15h às 20h.

Leia também...

Santa Casa da Misericórdia de Pernes celebra 438 anos de existência

A Santa Casa da Misericórdia de Pernes celebra este ano o seu 438.º aniversário, uma data que marca uma longa e importante trajectória de…

Detido por tráfico de droga e posse de material de guerra em Alcanhões

A GNR de Santarém deteve ontem, dia 31 de Agosto, na localidade de Alcanhões – Santarém, um homem com 40 anos por tráfico de…

Just a Change chega a Santarém para reabilitar casas de quem não tem meios para o fazer

Projecto assente no voluntariado deverá permitir a intervenção em três casas do concelho, contando com um orçamento que poderá rondar os 22 mil euros.…

António Alves Redol e a Glória do Ribatejo, “uma ilha no Ribatejo”

António Alves Redol foi recordado sexta-feira à tarde no âmbito da Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo que decorre até domingo…