A galeria do Centro Cultural Gil Vicente acolhe, de 22 de Setembro a 17 de Novembro, a Exposição “Álvaro Mendes – 35 Anos de Pintura”.

A mostra, inaugurada no âmbito das Festas do Concelho de Sardoal, integra 35 obras elaboradas ao longo dos 35 anos de carreira de Álvaro Mendes, pintor radicado no Sardoal e que exerce a sua atividade na Cadeia Velha, num espaço cedido pelo Município para a instalação do seu atelier.

Álvaro Mendes nasceu em Sintra, em 1945, mas as suas raízes estão no Sardoal, mais propriamente na aldeia de Cabeça das Mós. Em 1960 entrou para a Escola de Artes Decorativas António Arroio, tendo frequentado o curso de Desenhador-Gravador Litógrafo. Ainda nos anos 60 iniciou-se na criatividade publicitária como desenhador gráfico. A ilustração surgiu paralelamente como complemento a essa atividade. Entre 1968 e 1970 cumpriu missão militar na Guiné-Bissau, onde o desenho e a pintura tornaram menos penosa essa estadia. Após o regresso de África, continuou a atividade na área da visualização e direção de arte e iniciou o curso de pintura, latente desde sempre, torna-se esta, cada vez mais, um imperativo.

Desde então, Álvaro Mendes já foi convidado para pintar um pouco por todo o país e recebeu inúmero prémios. Leciona desenho e pintura, desde 2006, na Associação Cultural de Abrantes e, este ano, deu formação em linogravura.

No período das Festas do Concelho, de 22 a 24 de setembro, a exposição pode ser vista das 15h às 20h. Nos restantes dias pode ser visitada de terça a sábado, das 15h às 20h.

Leia também...

Bombeiros do Cartaxo abrem vagas para 5 novos elementos

A Câmara Municipal do Cartaxo abriu um concurso para 5 vagas para assistente operacional nos Bombeiros Municipais do Cartaxo. A decisão foi aprovada por…

Grupo de Santarém muda de Cabo

A Corrida de hoje, sábado, dia 10 de Junho, na Monumental “Celestino Graça” fica marcada pela transmissão de poderes no prestigiado Grupo de Forcados…

Caminhos da Pedra mobilizou cerca de 4500 espectadores em 52 actuações de 21 artistas

Cerca de 2500 espectadores assistiram ao segundo fim-de-semana (18 a 21 de Outubro) do Caminhos da Pedra que apresentou 18 actuações de 11 artistas…

Ephemera da Vila da Marmeleira recebe arquivo de Otelo

A família de Otelo Saraiva de Carvalho doou o arquivo do estratego do 25 de Abril ao Arquivo/Biblioteca Ephemera, cuja sede está na Vila…