A Junta de Freguesia da Raposa distinguiu a Associação CAJ – Clube Aventura Juvenil da Raposa e Rodolfo do Rosário Marques Dias com Medalhas de Mérito Desportivo e ainda Maria José Prates de Almeida com a Medalha de Honra, Valor e Mérito, numa tarde adocicada pela iniciativa “O Arroz não é todo igual”, tema da 12ª da Prova de Arroz Doce que decorreu no passado domingo (17 de Setembro), na Casa da Cultura daquela aldeia do Concelho de Almeirim.

Este ano, a iniciativa iniciou-se com a atribuição das três distinções a entidades e personalidades que se destacaram ao longo da vida de efectivo serviço público, projectando aquém e além-fronteiras o nome da freguesia da Raposa, concelho de Almeirim.

A Associação CAJ – Clube Aventura Juvenil da Raposa foi fundada em 2010, com o fim do fomento e a prática directa de actividades desportivas, essencialmente de desporto aventura e a promoção e satisfação cultural, social, ambiental, recreativa e de mero lazer dos seus associados. Conta actualmente com 123 atletas inscritos, a maioria com participações competitivas em quase todas as regiões de Portugal, onde se inclui as ilhas.

Conta com 13 anos de aventuras, vivências e momentos que envolvem muitas vidas, a dos seus participantes e também familiares, da sua freguesia e todo o concelho de Almeirim.

Rodolfo do Rosário Marques Dias é natural do concelho de Almeirim e residente na freguesia de Raposa desde 1979, mantendo as suas origens e raízes, até hoje, com a sua família na Raposa.

Profissionalmente, encontra-se ligado à logística, na FEDEX, onde desempenha as funções de Senior Account Executive.

Teve o seu percurso académico nas escolas do concelho de Almeirim, que concluiu com êxito.

Rodolfo Dias é um exemplo das possibilidades de bons resultados desportivos, aliados a um bom desempenho profissional. Foco, resiliência e determinação serão pilares na vida do atleta.

Presentemente, Rodolfo Dias é atleta federado, inscrito pelo clube CAJ da Raposa.

Maria José Prates de Almeida cedo deixou o Alentejo para vir viver para Almeirim, onde fixou a sua residência. Contraiu matrimónio, em 1980, com o Dr. José Marouço e onde nasceram os seus dois filhos.

Foi no concelho de Almeirim que exerceu maioritariamente a sua vida profissional e que escolheu para criar raízes familiares sempre na nobreza da sua forma discreta e simplicidade, dedicação e empenho, empatia e saber cuidar.

Licenciada em Medicina e Especialista em Clínica Geral e Familiar, ocupou inúmeros cargos de chefia e orientação, onde se destacam: Directora do Centro de Saúde de Almeirim, Coordenadora do Sector de Planeamento Familiar e da Menopausa de Almeirim, Orientadora/Tutora do Internato Complementar de Clínica Geral e Familiar da Zona Sul.

A dedicação à população da Raposa foi imensa e gratificante por sentir-se útil e solidária, mas efectivamente tudo foi feito com amor à profissão e ao próximo na certeza de ser parte activa na tentativa da construção de um mundo melhor, encontrar as melhores soluções e garantir a prestação pública do acto médico com equidade e a melhor assistência clínica.

Aposentada a 1 de Janeiro de 2015, manteve a sua actividade clínica no privado dando continuidade ao exercício das suas funções clínicas.

“O Arroz não é todo igual”

“O Arroz não é todo igual” voltou a ser o tema da 12ª da Prova de Arroz Doce da aldeia da Raposa, Concelho de Almeirim, que se realizou no sábado, dia 17 de Setembro, na Casa da Cultura da freguesia.

À prova estiveram cerca de meia centena de participantes, divididos por associações, clubes, restauração e individuais, que deram a provar a sua especialidade, cujo objectivo é valorizar o arroz enquanto produto endógeno da aldeia e da região.

“O Arroz não é todo igual”, é uma imagem de marca que ajuda a distinguir este cereal produzido no vale da Ribeira de Muge, na área da freguesia da Raposa, com uma elevada importância económica, mas também paisagística neste território.

Os certificados de participação, assim como uma lembrança, foram entregues pelos autarcas da Câmara de Municipal, Junta de Freguesia de Raposa e de Almeirim, que fizeram questão de estar presentes nesta cerimónia.

Durante a entrega dos certificados, a presidente da Junta de Freguesia de Raposa, Cristina Casimiro, sublinhou a importância da mostra, enquanto o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, também se associou a esta jornada.

No final, o ambiente de convívio continuou com a prova do arroz doce, Sopa da Pedra, certificada com ETG – Especialidade Tradicional Garantida, petiscos ao som de música ambiente.

(Ler reportagem completa na edição impressa do Correio do Ribatejo da próxima sexta-feira, 22 de Setembro.)

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…