No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024, decorreu no passado dia 21 de setembro a iniciativa “Entre o Tejo e o Bairro”, que reuniu os municípios de Azambuja e Cartaxo numa celebração conjunta das suas tradições e património. O evento foi promovido pelo Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque de Azambuja e pelo Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, e teve como objectivo explorar o território dos dois concelhos, realçando tanto as semelhanças como as características únicas que os definem.

De acordo com um comunicado de imprensa dos organizadores, Azambuja e Cartaxo, localizados na margem direita do Tejo, sempre mantiveram uma ligação profunda ao rio e à cultura avieira, sendo a lezíria e o bairro marcados pelas grandes monoculturas de tomate e arroz, e pela vitivinicultura.

A jornada começou com uma visita ao Museu Municipal de Azambuja, seguida de uma travessia a bordo de um varino até Valada, no Cartaxo, onde os participantes desfrutaram de um piquenique. À tarde, o grupo visitou o Museu Rural e do Vinho e terminou o dia nas vinhas do bairro, onde assistiram a uma vindima e participaram numa degustação de vinhos dos dois concelhos.

Leia também...

Homem preso preventivamente por agredir e ameaçar de morte ex-companheira em Santarém

Suspeito tinha antecedentes pelo mesmo tipo de ilícito.

Assembleia de Investigadores do CIJVS aborda “estatuto das mulheres no livro dos Actos dos Apóstolos”

O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) organiza a…
Foto de arquivo

Dezenas de grupos estrangeiros estarão em Fátima para a peregrinação de Setembro

Dezenas de grupos organizados de peregrinos estrangeiros, oriundos de países como a…

Recolha de sangue e dadores de medula em Azambuja

O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Azambuja vai…