O Jornal do Fundão e a Editora Canto Redondo publicaram as 26 edições do Suplemento «& etc…» entre 1967 e 1971.Alves Redol no nº 4 recorda os seus avós Ana da Guia e João Redol: «Estávamos sentados na lareira baixa da cozinha do Casal da Cabrita, ermo de pedras e mato que ela, Ana da Guia e seu marido João Redol, haviam feito parir pão e vinho com o sémen da porfia, do sacrifício e da raiva. Uma raiva florida porque vi dentro dos meus olhos as pedras e o ermo reconquistarem o que os meus avós lha haviam roubado, mal sentiu a ausência de ambos».

Continua o texto lembrando «a ternura que a todos oferecia, como a força corajosa com que deu ao mundo onze filhos, vendo levarem-lhe cinco para o céu dos anjinhos onde ela os adivinhava bem mais felizes que na galé da própria vida. Com o seu homem agenciou telha e pão para todos.

Não dormia na noite de sexta-feira para amassar, tender e fornear a broa de milho que, com os queijos feitos por ela das ovelhas do seu rebanho, vendia com o meu avô por Tomar, numa carroça puxada a macho e em cujo assento os acompanhei muitas vezes. O casal emigrara da Golegã onde João Redol fizera carreira de maioral de éguas e toiros.» Prossegue o texto: «Ana da Guia nascera de gente do rio, era avieira, andara no trato de barcos e redes, vendera peixe pelas portas e acabara por se meter no trabalho do campo quando pai lhe morreu e o barco ficou sem homem.» E conclui tão forte como começou: «os Guias fazem parte da aristocracia marinheira e descalça da Praia da Vieira. São meus parentes. Ainda falei acerca deles com o Loureiro Botas e com o Martins Correia, filho de Maria da Guia, prima de Ana da Guia, segunda mulher de João Redol a quem talvez deva essa paixão pelo Tejo…»       


José do Carmo Francisco

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…