A população de Vaqueiros, no concelho de Santarém, está a alertar para mais uma situação de poluição no rio, que está a deixar as águas escuras, com espuma e um cheiro intenso.

Nas redes sociais, são vários os registos que dão conta de mais este caso, que é recorrente ao longo de vários anos. Contactado pelo Correio do Ribatejo, Firmino Oliveira, ex-presidente da extinta Junta de Freguesia de Vaqueiros confirma este incidente que, segundo refere, poderá agravar-se nos próximos dias, com a esperada subida do caudal.

A situação foi detectada durante a manhã de terça-feira, por vários populares, na aldeia de Vaqueiros, onde a água escura exalava um cheiro tóxico, e continha espuma.

“Já na semana passada, a água do rio ia negra”, descreveu ao nosso jornal, apontando que esta situação poderá estar relacionada com uma descarga poluente de origem industrial, vinda a montante do concelho de Alcanena.

“É sabido que muito do investimento previsto não se realizou e muitos projectos ficaram na gaveta. As pessoas continuam a sofrer, o que é incompreensível”, desabafou.

Leia também...

Voluntariado para limpar a cidade de Tomar na Semana Global pelo Clima

Tomar assinala a Semana Global do Clima a partir de sexta-feira e até dia 27 juntando município, escolas, associações, grupos informais e cidadãos anónimos…

Câmara da Azambuja realiza caminhada simbólica para pedir encerramento do aterro

 O executivo municipal de Azambuja realiza na quinta-feira uma caminhada simbólica para pedir o encerramento do aterro de resíduos instalado no concelho, que tem…

Santarém tem nova empresa de recolha de resíduos nas freguesias

O Município de Santarém iniciou nova prestação de serviços de gestão de resíduos urbanos com a empresa EcoAmbiente, entidade de referência neste sector. A…

Associação contesta resgate da concessão do sistema de saneamento de Alcanena

A associação de utilizadores que tem gerido o sistema de saneamento de Alcanena disse hoje que “está a exercer todas as acções”, incluindo judiciais,…