Na comemoração dos 33 anos de vida do Conservatório de Música de Santarém, outra prenda que a direcção do mesmo quer partilhar com Santarém é o ‘American Academy of Ballet Performance Awards’.
Será no dia 23 de Junho, no Teatro Sá da Bandeira, que terá lugar a realização da edição de 2018 dos ‘American Academy of Ballet Performance Awards Portugal’.
Embora não seja a primeira edição, será a primeira sob promoção do Conservatório de Música de Santarém e da sua professora de Ballet, a professora Silvia Oliveira, que se tornaram este ano, em parceria, representantes desta importante Instituição Artística norte americana, cuja expressão vai além das suas fronteiras. Está implementada em países como Argentina, Brasil, África do Sul, Israel e Japão. E agora, está de volta ao nosso país, pelas “nossas próprias mãos e quereres”, segundo afirma a direcção deste conservatório em nota enviada ao Correio do Ribatejo.
De forma simbólica, a escolha do Teatro Sá da Bandeira para a realização deste evento, bem no coração de Santarém, representa o que tem sido a aposta do seu Conservatório de Música na concretização deste Programa de Dança em Portugal.
Este projecto, que se quer duradouro, e que agora recomeça no nosso país, vê-se também realizado através do empenho da professora Silvia Oliveira e da implementação do Programa nas suas aulas de Ballet, desde o início do ano lectivo.
Criado por Mignon Furmann, os Performance Awards (Prémios de Desempenho) são um programa de premiação de Mérito que galardoa com medalhas de ouro, prata ou bronze os alunos de Ballet, de acordo com o seu desempenho.
Aos alunos medalhados com a medalha de ouro com distinção, a mais alta da categoria dos prémios, é atribuída uma Bolsa de Estudo para frequentar o Summer School of Excelence da American Academy of Ballet em Nova Iorque, onde terão oportunidade de trabalhar com profissionais de renome da área da Dança.
Este ano contará com 34 alunas de Ballet do Conservatório de Música de Santarém, às quais se juntarão 11 alunas da escola Spa Perfection de Benavente, com idades compreendidas entre os 4 e os 30 anos.