O restaurante Salarium, localizado nas Salinas de Rio Maior, recebeu na sexta-feira, 3 de Setembro, um evento da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e do Concurso Mundial de Bruxelas com vista à parceria entre as duas entidades para a promoção e divulgação deste concurso na região do Tejo.

Um dos momentos deste certame foi entrega das medalhas do Concurso Mundial de Bruxelas 2021 aos vinhos do Tejo, onde foram agraciados 10 produtores e 24 vinhos, e se tem de destacar a grande medalha de ouro atribuída ao Casal da Coelheira, com o seu vinho tinto Mythos 2019. Este é o concurso de vinhos mais participado a nível mundial, onde mais de 10 mil vinhos de várias regiões do planeta vão a concurso.

“Esperamos que no próximo ano possamos ter mais vinhos do Tejo a participar e mais prémios para os vinhos do Tejo também. Esta parceria com o Concurso Mundial de Bruxelas é também no sentido de incentivar os produtores a participarem no concurso”, refere José Arruda, secretário-geral da AMPV.

Em Rio Maior foi também apresentado um projecto de enoturismo que é encabeçado pelo presidente do Concurso Mundial de Bruxelas, Baudouin Havaux. Este projecto que vai nascer na Vila da Marmeleira, concelho de Rio Maior, e pretende valorizar muito a temática do vinho na região dos vinhos do Tejo, ajudar promover os vinhos e a gastronomia da região a nível internacional. Neste espaço vão acontecer diversas iniciativas com os vinhos do Tejo e de outras regiões do País, onde os visitantes vão também poder usufruir da gastronomia. Colóquios, formações e exposições são outras das temáticas a abordar na infra-estrutura.

PUBLICIDADE

“Estamos a falar de um projecto internacional, mundial que vem para aqui, para a região e penso que é de facto de salientar. Estamos muito felizes por termos sido escolhidos para a realização deste projecto que vai mudar muito a questão dos vinhos do Tejo ao nível da promoção internacional”, frisa o responsável da AMPV.

José Arruda, secretário-geral da AMPV

No final da cerimónia foi assinado o protocolo entre a AMPV e o Concurso Mundial de Bruxelas, que torna a AMPV o parceiro do concurso em Portugal. A Associação dos Municípios Portugueses do Vinho tem vindo a organizar diversos concursos de vinhos. Em Março, Lagoa recebeu o Concurso das Cidades do Vinho onde estiveram em prova com mais de 600 vinhos portugueses. Outro evento onde a AMPV participou foi no Concurso Europeu das Cidades do Vinho, que decorreu em Modena, Itália, com 1400 vinhos no total, dos quais 600 eram portugueses.

“A Associação tem estado a trabalhar e investir muito nesta vertente dos Concursos de Vinhos e hoje com a assinatura deste protocolo viemos reforçar mais ainda essa participação”, conclui José Arruda.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…