Nunca é fácil começar uma semana de prova após a vitória no torneio anterior, mas a portuguesa Matilde Jorge, avisada para a possibilidade de alguma descontração, esteve muito focada num duelo complicado que tinha com a experiente tenista georgiana, Sofia Shapatava, na primeira ronda desta 8.ª edição do Santarém Ladies Open.

Apesar de não ter entrado muito bem, a vimaranense do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis rapidamente passou para a frente do marcador e conseguiu ser bem sucedida. Porém, diga-se, a vitória no primeiro set foi fundamental, já que viu Shapatava dispor de dois pontos para o 5-5 na primeira partida, bravamente anulados. O triunfo por 6-4 no set inicial provocou ferimentos, animicamente falando, a Sofia Shapatava ex.186.ª do Mundo), que nunca se encontrou na segunda partida, que também perdeu mas por 6-1.  Agora, a jovem lusa não vai ter facilidades no duelo com Vitalia Diatchenko, tenista que já ocupou a posição 72.ª no ranking WTA e que venceu aqui em Santarém em 2022. Na sua primeira aparição nesta prova, Diatchenko defrontou e venceu sem problemas a norueguesa Malene Helgo, por um duplo 6-2.

Pelo caminho ficaram Ana Filipa Santos (Pipa), que perdeu mal com a lituana Iveta Dapkute, e a estreante Francisca Laundes, de apenas 17 anos e que venceu no passado mês de Agosto o Campeonato Nacional Sub 18, com a britânica Amelia Rajecki.  Pipa, esteve muito aquém do que consegue fazer, tendo falhado redondamente nas alturas cruciais de um encontro que até lhe corria de feição no primeiro set. Porém, a partir de determinado momento, deixou-se levar pela falta de confiança e acabou eliminada pela lituana por 6-4 e 6-1. Laundes, que foi tentando, sem êxito, contrariar o poder das pancadas de Rajecki, só no segundo set foi capaz de mostrar ao que vinha, e mesmo que não tenha conseguido melhor, acabou por ceder por 6-0 e 6-1 mas deixou bons indicadores para o futuro.

As primeiras cabeça-de-série da prova, a espanhola Andrea Lazaro e a canadiana Stacey Fung, também seguem em frente, com Lazaro a desembaraçar-se da alemã Sara-Rebecca Sekulic (6-2 e 6-3), ao passo que Fung bateu a espanhola Celia Cerviño Ruiz (6-1 e 6-3). Sarah Beth Grey, da Grâ-Bretanha, sexta pré-designada, e a sua compatriota Ella McDonald também superaram a primeira ronda, com Grey a bater Aglaya Fedorova, por 6-4 e 6-1, ao passo que Mcdonald deixou pelo caminho Anastasia Kovaleva, por 2-6, 6-2 e 6-0. A suíça Tess Sugnax causou alguma surpresa ao eliminar a eslovaca Katarina Kuzmova, quinta favorita, por 2-6, 6-3 e 6-2.

Os jogos que se disputam nos campos do Clube de Ténis e Padel de Santarém têm entrada livre. 

Leia também...

Vitória Clube de Santarém vence dérbi de futsal do concelho diante do CAS Vicentense

O dia de Sexta-Feira Santa foi especial para a equipa de seniores…

Mais de 100 pessoas participam na Corrida da Família em Salvaterra de Magos

Mais de uma centena de pessoas participou na edição 2019 da “Corrida…

Associação de Ginástica de Santarém presta homenagem a clubes, atletas, treinadores e juízes

A Associação de Ginástica do Distrito de Santarém promoveu no passado dia…

Baja Portalegre passa por Abrantes e o Pego tem zona de espectáculo para os amantes do TT

A 35ª edição da Baja Portalegre 500, que se realiza de 28…