O Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu certificação, nível “bom”, pelo modelo adoptado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) – ACSA -, vendo assim reconhecido o trabalho que tem vindo a realizar. Este é um dos três serviços da especialidade do país a conseguir esta certificação, conquista que, segundo Isabel Andrade, directora do referido serviço, enche de orgulho toda equipa.

A certificação foi atribuída em Janeiro de 2020, mas o processo de acompanhamento, obrigatório dois anos e meio após a certificação, foi concluído em Fevereiro de 2022, após avaliação intercalar.

Para Pedro Pereira Luís, responsável da Qualidade do Serviço de Anatomia Patológica do HDS, esta certificação “atesta o compromisso do serviço com a qualidade, para garantir os melhores cuidados para o cidadão”. De acordo com o médico, este reconhecimento “permite não só afirmar a fiabilidade dos resultados do laboratório, mas também criar uma política de qualidade que é partilhada por todos os profissionais do serviço, e que inclui aspectos de protecção de dados, identificação de problemas, propostas de melhorias, optimização de circuitos, auditorias e controlos de qualidade”.

Por outro lado, acrescenta, “o processo até à certificação permitiu ainda melhorar circuitos de segurança do utente, segurança dos profissionais e internos, nomeadamente instruções de trabalho e melhoria de tempos de resposta”.

O Modelo ACSA baseia-se num processo que verifica e reconhece de que forma os cuidados de saúde prestados aos cidadãos estão de acordo com os padrões de qualidade nacionais e internacionais, aplicáveis às diversas tipologias de unidades de saúde, e com os eixos prioritários da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde.

“O CA congratula-se com a certificação de mais um dos serviços do HDS que demonstra o reconhecimento pela excelência e qualidade dos serviços que prestamos, mas também o profissionalismo e dedicação com que os funcionários do hospital trabalham diariamente”, aponta.

Leia também...
Foto de arquivo

Greve distrital dos farmacêuticos do SNS com adesão de 87% segundo o sindicato

A adesão à greve distrital dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde…

Livro “Mulheres Incomuns” apresentado em Torres Novas

O livro “Mulheres Incomuns” vai ser apresentado no sábado, dia 16 de…

Candidaturas a Sumidouro de CO2 encerram dia 31 de agosto

O projecto municipal Raízes da Sustentabilidade, assume um papel preponderante nesta política,…

Três automóveis apreendidos pela PSP em processo de tráfico e viciação de viaturas

Foi ainda apreendido diverso material.