Aniversário do Centro de Investigação Professor Doutor Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), criado na base de excelência para uma orientação de toda a praxis científica, de elevado conhecimento, criatividade e descoberta, com os olhos postos para um novo olhar sobre os novos horizontes do conhecimento científico, comemora o seu sexto Aniversário.

O Centro de Investigação procura a difusão do Saber/Conhecer quer através da realização de Assembleias de Investigadores, quer através de uma política editorial que privilegia diversas publicações, da qual se destacam as Revistas Mátria XXI e Mátria Digital.

Promove a divulgação dos trabalhos de investigação dos seus membros, sobre os mais variados temas, abrangendo Ciências Sociais e Humanas e Ciências e Tecnologia. Realizaram-se até esta data 111 Assembleias de Investigadores.

Todas as sessões são registadas em formato audiovisual, e os vídeos encontram-se disponíveis para visualização, no endereço http://cijvs.cm-santarem.pt.

O Centro de Investigação conta actualmente com cerca de 800 membros, espalhados pelo mundo (Albânia, Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, EUA, Finlândia, França, Guiné-Bissau, Holanda, Índia, Itália, Japão, Macau, México, Moçambique, Perú, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, Roménia, Rússia e  Venezuela). O Centro de Investigação a nível nacional constitui um dos maiores núcleos de investigadores doutorados, de diversas áreas da ciência.

Merece especial referência os seus 23 protocolos estabelecidos com instituições nacionais e estrangeiras, universidades, politécnicos, autarquias, associações culturais diversas e centros de investigação.

Ao eixo conceptual juntam-se os Prémios CIJVS, instituídos com o apoio da Fundação Millennium bcp.

A Fundação Millennium bcp decidiu proporcionar um novo olhar sobre a ciência e a inovação. Considera-se, a responsabilidade comprometida, do Centro de Investigação reafirmar numa função imprescindível as vantagens dadas ao trabalho científico, como modelo de excelência, no domínio da intervenção, pela Fundação Millennium bcp.

Da Sessão Solene desta Assembleia de Investigadores N.º 112, que assinala o aniversário e que decorrerá no Convento de São Francisco em Santarém no próximo dia 26 de Maio, pelas 16h00, constará um momento musical, pelo Conservatório de Música de Santarém, seguido da abertura pelo director do CIJVS, Martinho Vicente Rodrigues.

Contará ainda com a apresentação da Revista Mátria XXI, N.º 7, pela Juíza Desembargadora, Manuela Bento Fialho; Entrega dos Prémios do CIJVS, instituídos com o apoio da Fundação Millennium bcp, pelo Presidente da Fundação, Joaquim Fernando Nogueira; “Aspectos da Investigação em análise”, pela professora Adriana Veríssimo Serrão.

Será proferida a comunicação “A Trans-Memória das imagens a propósito de duas pinturas maneiristas do Convento de Santa Maria de Almoster”, pelo professor Vitor Serrão.

O encerramento da Sessão será feito pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, seguindo-se um “abafado de honra do Ribatejo”.

info, , , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS