O antigo edifício dos Bombeiros Voluntários de Santarém, situado em plena zona histórica da cidade, vai ser transformado numa residência para estudantes, num investimento de iniciativa privada que prevê a criação de 100 camas.

A informação foi avançada esta quarta-feira, 28 de Maio, pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, que assinalou a aprovação do Pedido de Informação Prévia (PIP) para a concretização do projecto, após vários meses de trabalho técnico, nomeadamente com o Património Cultural IP.

“Hoje é mais um dia feliz para o nosso concelho”, afirmou o autarca, sublinhando que a operação representa “uma boa e grande notícia para Santarém e para o nosso Centro Histórico”. Segundo João Teixeira Leite, o projecto teve o apoio da autarquia desde a primeira hora, por se tratar de uma resposta que se enquadra na estratégia de revitalização urbana da zona antiga da cidade.

“O projecto respeita a memória, com total preservação e recuperação da muralha, dos elementos existentes e do que resta da actual fachada”, garantiu, acrescentando que se trata de uma intervenção que “devolverá vitalidade à rua principal do Centro Histórico”.

O edifício em causa, há muito devoluto e em avançado estado de degradação, é um dos pontos visíveis do abandono a que parte do tecido urbano da cidade tem estado sujeito nas últimas décadas. A sua reabilitação e reconversão em residência universitária é encarada pelo município como um contributo directo para dinamizar o Centro Histórico e atrair população jovem à cidade.

“Serão 100 jovens estudantes a frequentar as ruas da nossa cidade”, apontou o presidente da Câmara, que considera este investimento um passo relevante na requalificação e ocupação inteligente do património urbano.

O projecto encontra-se agora em fase de desenvolvimento, após a aprovação do PIP, prevendo-se que avance para licenciamento nos próximos meses.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Detidos dois condutores sem carta e 15 multados por falta de inspecção pela PSP

A Polícia de Segurança Pública de Santarém detectou, entre os dias 10…

Chamusca disponibiliza solução tecnológica inovadora para seniores do concelho

O Município da Chamusca adquiriu uma solução tecnológica inovadora, no valor de…

Sardoal cria Conselho Municipal de Turismo

Decorreu na passada terça-feira, dia 12 de Dezembro, a primeira reunião do…

Alpiarça vai ter novo posto da GNR até 2024

O contrato interadministrativo para a construção do novo posto da Guarda Nacional…