O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que vai apresentar a Bruxelas uma proposta de alteração das NUT II, criando assim uma nova NUT II que envolve as sub-regiões da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste. A intenção de levar a proposta à União Europeia ocorreu no Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que decorre este fim-de-semana, em Aveiro.

Pedro Ribeiro, presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, fala na concretização de uma “luta muita antiga” e que esta agregação das três Comunidades Intermunicipais nesta NUT II pode dizer “muito pouco para a maioria das pessoas mas que sem o saberem é fundamental para as suas vidas”.

“Um objectivo que teve muitos revezes. Que teve muita gente contra, mas teve a resiliência dos autarcas que sempre acreditaram”, sublinha o autarca.

O presidente da CIMLT diz que se conseguiu conquistar uma reivindicação com “quase duas décadas”, acrescentando que esta é “uma reforma estrutural que visa permitir uma estratégia integrada de desenvolvimento ao Oeste, à Lezíria e ao Médio Tejo”.

Recorde-se que, em Outubro passado, o parlamento aprovou por unanimidade uma resolução em que pede ao Governo a apresentação, junto da Comissão Europeia, de um pedido para criação de uma NUT II para a Lezíria do Tejo, Médio Tejo e região Oeste.

No texto final aprovado, a partir de dois projectos de resolução do PSD e do PS, os partidos recomendam ao Governo que desenvolva os trabalhos para a criação de uma NUT II que abranja as actuais NUT III de Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste, que representam um total de 36 municípios.

Para a criação de uma nova NUT é necessária uma formalização do Estado português junto da Comunidade Europeia, estando previsto que Bruxelas faça uma revisão dos limites das NUTS com aprovação prevista em 2023.

O objectivo é o de que os novos limites territoriais vigorem a partir de 2027, tendo em vista um novo período de programação de fundos comunitários.

Actualmente, para efeitos de fundos comunitários, as NUT III do Oeste e do Médio Tejo estão afectas à NUT II do Centro, enquanto a NUT III da Lezíria do Tejo está afecta ao Alentejo.

No entanto, algumas competências no âmbito do ordenamento do território mantêm-se na esfera da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Leia também...

Incidente com engenhos pirotécnicos causa 5 feridos

Um incidente envolvendo engenhos pirotécnicos causou na noite de sábado cinco feridos na praça de touros de Salvaterra de Magos, disse à agência Lusa…

Utentes querem reunir 10 mil assinaturas para reclamar melhorias nas urgências e fim das portagens

As comissões de utentes dos serviços públicos do distrito de Santarém querem, até final de Junho, reunir, “com pelo menos 10 mil assinaturas”, os…

D. Afonso Henriques conquistou Santarém aos mouros há 875 anos (c/vídeo)

Autarquia de Santarém assinalou efeméride nas Portas do Sol.

Exposição “Mulheres e Resistência – ‘Novas Cartas Portuguesas’ e outras lutas” na Galeria do Mercado de Coruche

A Galeria do Mercado Municipal de Coruche recebe, de 8 a 31 de Março, a exposição temporária “Mulheres e Resistência – ‘Novas Cartas Portuguesas’…