A aplicação Abrantes 360 Mobile, desenvolvida por aquele município do Médio Tejo, passou a dispor de um “botão de ajuda” para ajudar no combate à violência doméstica. Sabendo que o período de confinamento é uma altura de maior exposição ao risco para as vítimas, a câmara municipal de Abrantes decidiu criar uma solução que agiliza a denuncia de casos de violência doméstica.

Ao accionar o botão na app, a denúncia é recebida pelos serviços municipais de acção social que prestarão apoio à vítima e, se necessário, encaminham o caso para as forças de segurança ou linha de emergência nacional. Com esta solução, a pessoa que pede ajuda não precisa de escrever qualquer mensagem ou falar, podendo, desta forma, fazê-lo sem chamar a atenção do agressor. O botão pode ainda ser usado por um vizinho ou familiar, que, sendo a violência doméstica um crime público, tem o dever de o denunciar.

“A app Abrantes 360 Mobile é uma mais-valia para os cidadãos e vai ao encontro das intenções da autarquia de aproximar cada vez mais os munícipes aos serviços municipais”, explica Manuel Jorge Valamatos, presidente da câmara municipal de Abrantes. “A Covid-19 combate-se também desta forma e nós, como sociedade, somos responsáveis por acabar com este problema grave da violência doméstica denunciando directa ou indirectamente, para uma acção rápida e eficaz. Não podemos deixar estas vítimas para trás e temos de seguir unidos em mais esta luta”, afirma em comunicado.

PUBLICIDADE

A app está disponível gratuitamente na App Store e Google Play e permite ainda um fácil acesso a diversos serviços on-line da autarquia. Recorde-se que a plataforma Abrantes 360 foi lançada pelo município no âmbito da sua estratégia smart city, incluindo todos os serviços municipais e enquanto canal de comunicação bidireccional com os seus munícipes. A estratégia para a inteligência territorial de Abrantes surgiu em finais de 2015 e tinha como mote “Cidade inteligente, cidade feliz”.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…