A aplicação Abrantes 360 Mobile, desenvolvida por aquele município do Médio Tejo, passou a dispor de um “botão de ajuda” para ajudar no combate à violência doméstica. Sabendo que o período de confinamento é uma altura de maior exposição ao risco para as vítimas, a câmara municipal de Abrantes decidiu criar uma solução que agiliza a denuncia de casos de violência doméstica.

Ao accionar o botão na app, a denúncia é recebida pelos serviços municipais de acção social que prestarão apoio à vítima e, se necessário, encaminham o caso para as forças de segurança ou linha de emergência nacional. Com esta solução, a pessoa que pede ajuda não precisa de escrever qualquer mensagem ou falar, podendo, desta forma, fazê-lo sem chamar a atenção do agressor. O botão pode ainda ser usado por um vizinho ou familiar, que, sendo a violência doméstica um crime público, tem o dever de o denunciar.

“A app Abrantes 360 Mobile é uma mais-valia para os cidadãos e vai ao encontro das intenções da autarquia de aproximar cada vez mais os munícipes aos serviços municipais”, explica Manuel Jorge Valamatos, presidente da câmara municipal de Abrantes. “A Covid-19 combate-se também desta forma e nós, como sociedade, somos responsáveis por acabar com este problema grave da violência doméstica denunciando directa ou indirectamente, para uma acção rápida e eficaz. Não podemos deixar estas vítimas para trás e temos de seguir unidos em mais esta luta”, afirma em comunicado.

PUBLICIDADE

A app está disponível gratuitamente na App Store e Google Play e permite ainda um fácil acesso a diversos serviços on-line da autarquia. Recorde-se que a plataforma Abrantes 360 foi lançada pelo município no âmbito da sua estratégia smart city, incluindo todos os serviços municipais e enquanto canal de comunicação bidireccional com os seus munícipes. A estratégia para a inteligência territorial de Abrantes surgiu em finais de 2015 e tinha como mote “Cidade inteligente, cidade feliz”.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…

GNR detém dono de café por violação do confinamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, o dono de um…