app ‘StayAway Covid’ que pretende identificar potenciais exposições a pessoas infectadas com Covid-19 está disponível a partir desta terça-feira, 1 de Setembro, para download em iOS e Android. 

A ‘Stayaway covid’ é uma aplicação móvel voluntária que, através da proximidade física entre ‘smartphones’, permite rastrear de forma rápida e anónima as redes de contágio por covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infectado com o novo coronavírus.

O uso da app lançada pelo Governo é voluntário, gratuito e anónimo, e pretende funcionar como uma ferramenta complementar para conter a expansão da pandemia de Covid-19. 

A apresentação oficial decorreu esta terça-feira, no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Como funciona a app StayAway Covid?

O funcionamento é simples: cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na app. Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infectado – durante 15 minutos ou mais -, sempre sem revelar a sua identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores.

Quando não há registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da app apresenta uma cor verde que mudará para o estado amarelo sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada Covid-19.

Leia também...

Igreja quer cemitérios abertos a 1 e 2 de Novembro

Foto ilustrativa A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu que os cemitérios se mantenham abertos nos dias de Todos os Santos e de Todos os…

Mais de 200 bombeiros combatem fogo em zona de mato em Ourém

Foto ilustrativa Mais de 200 bombeiros e sete meios aéreos combatiam pelas 15h30 um incêndio que deflagrou ao início da tarde numa zona de…

Mação distribui mais de 24 mil máscaras pelas IPSS do concelho

A Câmara Municipal de Mação adquiriu e vai distribuir, nos próximos dias, mais de 24 mil máscaras às instituições de solidariedade social (IPSS) do…

Parlamento aprova declaração de estado de emergência

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, 18 de Março, o projecto de declaração do estado de emergência que lhe foi submetido pelo Presidente…