app ‘StayAway Covid’ que pretende identificar potenciais exposições a pessoas infectadas com Covid-19 está disponível a partir desta terça-feira, 1 de Setembro, para download em iOS e Android. 

A ‘Stayaway covid’ é uma aplicação móvel voluntária que, através da proximidade física entre ‘smartphones’, permite rastrear de forma rápida e anónima as redes de contágio por covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infectado com o novo coronavírus.

O uso da app lançada pelo Governo é voluntário, gratuito e anónimo, e pretende funcionar como uma ferramenta complementar para conter a expansão da pandemia de Covid-19. 

A apresentação oficial decorreu esta terça-feira, no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Como funciona a app StayAway Covid?

O funcionamento é simples: cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na app. Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infectado – durante 15 minutos ou mais -, sempre sem revelar a sua identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores.

Quando não há registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da app apresenta uma cor verde que mudará para o estado amarelo sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada Covid-19.

Leia também...

Ex-presidente da Casa do Povo da Chamusca condenada por abuso de confiança e tentativa de burla

Uma ex-presidente da Casa do Povo da Chamusca foi condenada ao pagamento de 121.204 euros ao Estado, a uma multa de 1.170 euros e a…

Mercado do Entroncamento reabilitado após obra de um milhão de euros

A reabilitação do mercado municipal do Entroncamento é inaugurada hoje, depois de uma intervenção da ordem de um milhão de euros que melhorou funcionalidades…

Projecto intermunicipal promove cultura para o desenvolvimento sustentável

 A Artemrede lançou na terça-feira o projecto “Compromisso Cultura 2030”, que tem como objectivo envolver os municípios que compõem a rede na discussão alargada…

Aluna de Coruche teve alta hospitalar e já está em casa

A aluna da escola secundária de Coruche que foi infectada com o Covid-19 teve alta hospitalar, estando já em casa, disse o presidente do…