Foto de Município de Santarém

A apresentação pública do Projecto Alviela 7.7, financiado pelo Aviso n.º 06/REACT-EU/2021, decorreu com elevada participação dos cidadãos e das entidades envolvidas nas duas sessões organizadas no dia 9 de Agosto. A primeira foi realizada na Escola Primária de Vaqueiros, e a segunda, na Junta de Freguesia de Pernes.

A apresentação do projecto de execução relativo à reabilitação fluvial em sete quilómetros no rio Alviela e 700 metros no rio Centeio, afluente do rio Alviela, teve como propósito dar a conhecer as opções tomadas no projecto, demonstrando os benefícios das Soluções Baseadas na Natureza, recorrendo a Técnicas de Engenharia Natural, para estimular a reflexão e a integração das comunidades locais e dos actores -chave na concretização das ações de reabilitação fluvial,  conservação dos ecossistemas ribeirinhos, na perceção do valor dos serviços dos ecossistemas e nas oportunidades de desenvolvimento socioeconómico dos territórios contemplados.

A importância deste projecto para as populações e organizações presentes foi bem marcada em ambas as sessões, tendo ficado patente a emergência de se actuar na reabilitação do rio Alviela, de forma integrada, para devolver às comunidades um rio com maior qualidade da massa de água, com biodiversidade autóctone e espaços de bem-estar que este recurso natural deve proporcionar.

Foto de Município de Santarém

As sessões foram conduzidas pelo Nuno Russo, vereador na Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da Proteção Ambiental, por Miguel Tomás, presidente da União de Freguesias Casével e Vaqueiros, por Raúl Violante presidente da Junta de Freguesia de Pernes, Ricardo Costa, presidente da União de Freguesias São Vicente do Paul e Vale Figueira, e Maria João Cardoso, engenheira da Divisão do Ambiente e Sustentabilidade do Município de Santarém.

Foto de Município de Santarém

A empresa especialista em reabilitação fluvial contratada pelo Município para elaborar o Estudo e o projecto de Execução, apresentado com precisão as intervenções a realizar na área de intervenção desde Vaqueiros à foz do rio Centeio em Pernes e um troço em São Vicente do Paúl, pelo projectista Aldo Freitas.

Estiveram presentes nas sessões Diogo Gomes e Nuno Domingos, vereadores do Município, e Inês Barroso, Deputada da Assembleia da República que participaram activamente.

Foto de Município de Santarém

Nuno Russo referiu que “a importância deste projecto para o concelho, para a reabilitação do rio Alviela e do rio Centeio como fundamentais para o desenvolvimento concelhio, projeto com investimento total de 840 mil euros e que visa diminuir o impacto das cheias e na minimização de riscos de inundações. O Município de Santarém assume a política de Recursos Hídricos, com a prioridade na reabilitação e restauro dos ecossistemas ribeirinhos, potenciando a Biodiversidade, valorizando o Território e promovendo o Bem-estar das comunidades”, concluiu.

Leia também...

Município de Abrantes disponibiliza 900 mil euros para apoio a coletividades

A Câmara Municipal de Abrantes, no distrito de Santarém, vai disponibilizar em 2024 mais de 900 mil euros para apoio a atividades culturais, sociais,…

Chamusca reabre serviços e espaços municipais de forma parcial e gradual

A Câmara da Chamusca começou a reabrir alguns serviços e espaços municipais, de forma condicionada, com controlo de presenças nos espaços de atendimento ao…

Pelo menos 12 detidos em operação da PSP contra tráfico de armas

Doze pessoas foram detidas numa operação de combate ao tráfico de armas que a PSP está hoje, dia 11 de Julho, a realizar nos…

Estudo histórico desvenda o papel da Misericórdia de Torres Novas na assistência social e espiritual

A Igreja da Misericórdia de Torres Novas acolheu, no passado dia 23, a apresentação do livro ““Intercessora dos mortos e fonte de caridade para…