Foto de Município de Santarém

A apresentação pública do Projecto Alviela 7.7, financiado pelo Aviso n.º 06/REACT-EU/2021, decorreu com elevada participação dos cidadãos e das entidades envolvidas nas duas sessões organizadas no dia 9 de Agosto. A primeira foi realizada na Escola Primária de Vaqueiros, e a segunda, na Junta de Freguesia de Pernes.

A apresentação do projecto de execução relativo à reabilitação fluvial em sete quilómetros no rio Alviela e 700 metros no rio Centeio, afluente do rio Alviela, teve como propósito dar a conhecer as opções tomadas no projecto, demonstrando os benefícios das Soluções Baseadas na Natureza, recorrendo a Técnicas de Engenharia Natural, para estimular a reflexão e a integração das comunidades locais e dos actores -chave na concretização das ações de reabilitação fluvial,  conservação dos ecossistemas ribeirinhos, na perceção do valor dos serviços dos ecossistemas e nas oportunidades de desenvolvimento socioeconómico dos territórios contemplados.

A importância deste projecto para as populações e organizações presentes foi bem marcada em ambas as sessões, tendo ficado patente a emergência de se actuar na reabilitação do rio Alviela, de forma integrada, para devolver às comunidades um rio com maior qualidade da massa de água, com biodiversidade autóctone e espaços de bem-estar que este recurso natural deve proporcionar.

Foto de Município de Santarém

As sessões foram conduzidas pelo Nuno Russo, vereador na Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da Proteção Ambiental, por Miguel Tomás, presidente da União de Freguesias Casével e Vaqueiros, por Raúl Violante presidente da Junta de Freguesia de Pernes, Ricardo Costa, presidente da União de Freguesias São Vicente do Paul e Vale Figueira, e Maria João Cardoso, engenheira da Divisão do Ambiente e Sustentabilidade do Município de Santarém.

Foto de Município de Santarém

A empresa especialista em reabilitação fluvial contratada pelo Município para elaborar o Estudo e o projecto de Execução, apresentado com precisão as intervenções a realizar na área de intervenção desde Vaqueiros à foz do rio Centeio em Pernes e um troço em São Vicente do Paúl, pelo projectista Aldo Freitas.

Estiveram presentes nas sessões Diogo Gomes e Nuno Domingos, vereadores do Município, e Inês Barroso, Deputada da Assembleia da República que participaram activamente.

Foto de Município de Santarém

Nuno Russo referiu que “a importância deste projecto para o concelho, para a reabilitação do rio Alviela e do rio Centeio como fundamentais para o desenvolvimento concelhio, projeto com investimento total de 840 mil euros e que visa diminuir o impacto das cheias e na minimização de riscos de inundações. O Município de Santarém assume a política de Recursos Hídricos, com a prioridade na reabilitação e restauro dos ecossistemas ribeirinhos, potenciando a Biodiversidade, valorizando o Território e promovendo o Bem-estar das comunidades”, concluiu.

Leia também...

Bispos asseguram que Igreja Católica em Portugal está num “ponto sem retorno” no combate aos abusos

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou hoje que a Igreja Católica em Portugal está “num ponto sem retorno” quanto aos abusos…

Sete concelhos em risco muito elevado de incêndio em Santarém

Sete concelhos do distrito de Santarém apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Sob…

Rodoviária do Tejo diz que foi “obrigada” a impugnar concursos por não garantirem “lucro razoável”

A Rodoviária do Tejo (RT) disse hoje que “foi obrigada” a impugnar os concursos para a concessão dos transportes públicos na Lezíria e no…

Coruche: Homem em prisão preventiva por violência doméstica

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 43 anos por violência doméstica, no passado dia 14 de Outubro, no concelho de Coruche.…