Aprovado novo projecto de internacionalização para as empresas da região

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, acaba de ver aprovada uma candidatura que lhe vai permitir realizar um conjunto de actividades de apoio à internacionalização das empresas do Ribatejo, bem como atrair investimento externo para esta região.

Aprovado no âmbito do Aviso Nº 04/SIAC/2017, o projecto, de nome Ribatejo Global, visa promover a imagem, capacidades e potencialidades da região junto de importadores, sub-contratantes e investidores, permitindo aumentar as exportações e subcontratos por via do reconhecimento da qualidade da oferta de produtos e serviços e atrair investimento estrangeiro para a região.

Entre as diversas acções previstas, contam-se a criação de uma plataforma electrónica que tem como objectivo potenciar e facilitar as actividades de compra e subcontratação a empresas da região, bem como apoiar e promover a realização de investimentos estrangeiros no Ribatejo e o levantamento e caracterização das principais potencialidades e respectivos factores distintivos da região, sua oferta de produtos e serviços a promover junto dos mercados externos, bem como dos sectores e oportunidades de investimento na região.

O projecto prevê também a concepção de um vídeo e brochura de apresentação do Ribatejo, da sua oferta e tecido empresarial, bem como das oportunidades de investimento existentes para apresentação a potenciais importadores, sub-contratantes e investidores e a concepção de estratégia de marketing digital para promoção da região, da sua oferta e tecido empresarial, bem como das oportunidades de investimento existentes para apresentação a potenciais importadores, sub-contratantes e investidores nos mercados-alvo.

Está ainda prevista a realização de acções promocionais da região no exterior junto de importadores/compradores, subcontratantes e investidores nos Estados Unidos da América, Canadá, Bélgica (Bruxelas), França, Emirados Árabes Unidos e Brasil e a presença em feiras e eventos internacionais, como a Feira Buildings NY Trade Show, em Nova Iorque, a SIAL Toronto, a Midest Paris e no Forum Middle East Investment Summit, realizado no Dubai.

Ainda ao abrigo deste projecto, a NERSANT vai identificar os produtos e serviços da região com maior potencial de entrada nos mercados da Argélia, Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, EUA, Panamá, Peru, República Dominicana, Taiwan, Ucrânia e Vietname, ao mesmo tempo que irá promover a identificação e levantamento de informação de “Business Inteligence” dos mercados visados, com realização de fichas de mercado para cada produto/mercado identificado (200 fichas, que corresponde a 20 fichas de produtos por cada mercado).

O trabalho de apoio à exportação das empresas não se fica por aqui. O Ribatejo Global tem ainda no seu plano de actividades o levantamento dos principais procedimentos e eventuais barreiras de acesso a mercados, para facilitação do acesso das empresas da região aos mesmos e a disponibilização de serviços de IBD – International Business Desk (serviço de informação online sobre mercados e para respectivo apoio à internacionalização de PME com resposta pública a questões práticas das empresas).

Prevê ainda a realização de um programa estruturado de 10 missões inversas, que pretende trazer à região delegações empresariais de diversos mercados externos. Visa ainda promover a organização e promoção do NERSANT Business – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo – em 2018 e 2019.

Em breve, a NERSANT irá estruturar a oferta destas actividades para as empresas da região. De momento, está já agendada a edição de 2018 do NERSANT Business, que se realiza de 15 a 17 de Outubro, na cidade de Tomar.

info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS