Workshop em Santarém indicou passos para a implementação da Indústria 4.0

Foi no Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém, que a NERSANT e o IPSantarém dinamizaram mais um workshop ao abrigo do projecto Get Innovation, que pretende encaminhar os empresários rumo à Indústria 4.0. Desta vez o tema foi Suplly Chain 4.0, tendo sido indicados na sessão os passos necessários para uma implementação eficaz de fábricas inteligentes.

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, e o Instituto Politécnico de Santarém, no âmbito do projecto Get Innovation, realizaram no dia 29 de Maio, no Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do referido Instituto Politécnico, um workshop sobre a influência da inteligência artificial.

O mundo da logística já beneficia da chamada “Inteligência Artificial”. Realidade Aumentada, Smart Glasses, Pick-by-Vision, simuladores nos processos de armazenagem (what-if scenarios), sensores inteligentes, inventários efectuados por drones, gestão dinâmica de rotas, etc.

Existem assim várias áreas da supply chain em que a inteligência artificial agrega diferentes tipos de dados para suportar de forma mais eficaz o processo de tomada de decisão. Demand management, alimentado por um melhor conhecimento dos padrões de procura, permitindo optimizar stocks (minimizar os mesmos e as rupturas), manutenção, alimentado por um melhor conhecimento da performance e dos comportamentos de falha dos equipamentos.

A sessão, que contou com a apresentação, no início, do projecto Get Innovation, bem como as actividades realizadas e previstas ao abrigo deste projecto, teve como oradores, Álvaro Beleza, consultor especialista, bem como Jorge Gaspar, CEO da Jorge Gaspar Consultores – Estratégia e Desenvolvimento, Lda. e ex- Presidente do IEFP, que nas suas apresentações deram a conhecer a importância da integração da Indústria 4.0 nas empresas industriais com identificação prática de “parceiros 4.0”, bem como foi ainda explicado na sessão, os passos necessários para a implementação da Indústria 4.0, bem como os conteúdos necessários para a implementação de Plano Director de Automação Integrado (PDAI) e seus benefícios.

Para além disso, foi ainda explicada a necessidade de colaboradores 4.0, adaptados a esta mudança de paradigma que está já a acontecer na sociedade. Há uma necessidade de adaptação dos recursos a novas competências pessoais e sociais (qualificações), formação profissional e consequentemente, novas profissões.

O projecto “Get Innovation – A Caminho da Indústria 4.0” visa a preparação do tecido empresarial da região da Lezíria do Tejo, para a integração dos princípios da Indústria 4.0 nos seus sistemas organizacionais e produtivos, em linha com as orientações das melhores práticas de inovação e produtividade, assim como, incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. Corresponde a um avanço tecnológico associado ao conceito de “fábricas inteligentes” que permitirá integrar os sistemas virtuais e os processos produtivos em tempo real, e que se traduz em ganhos de produtividade. Esta evolução contribuirá ainda para incentivar as empresas tecnológicas fornecedoras de produtos e/ou soluções inovadoras para a indústria, a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras, em cooperação com as entidades do sistema cientifico e tecnológico. Trata-se de um projecto financiado pelo Alentejo 2020.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS