A Aquanena concluiu com êxito a primeira fase da campanha de higienização dos reservatórios de água para consumo humano, que decorreu no período de 20 a 23 de Dezembro.

Segundo um comunicado empresa municipal, foram higienizados os reservatórios de Alcanena, Vila Moreira, Filhós, Malhou, Alviela, Espinheiro, Serra de Santo António (Zona Intermédia e Zona Baixa), Monsanto, Covão de Feto, Complexo dos Olhos de Água e ainda um dos reservatórios de Minde Sul.

No âmbito desta campanha, a Aquanena refere que contratou também a equipa do Laboratório de Radioactividade Natural da Universidade de Coimbra, coordenada pelo professor Alcides Pereira, para a realização da Avaliação de Segurança Radiológica em Instalações de filtragem de águas subterrâneas, que decorreu no Reservatório de Espinheiro, que integra um sistema de filtragem de água para consumo humano.

“A AQUANENA realizou esta avaliação em cumprimento do Decreto-Lei n.º 108/2018 que transpõe a Diretiva 2013/59/Euratom, do Conselho Europeu. A entidade responsável pela supervisão dos dados é a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), à qual compete zelar pela existência de um elevado nível de protecção radiológica e de segurança nuclear”, refere a empresa na mesma nota.

A Aquanena tem prevista a segunda fase da campanha de higienização dos reservatórios, que envolve algumas intervenções de beneficiação mais profunda nas infra-estruturas, no primeiro trimestre deste ano.

“A Aquanena realiza anualmente esta campanha de higienização com o objectivo de garantir sempre a máxima segurança e qualidade na água distribuída à população.
A intervenção nos reservatórios cumpre igualmente uma das recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Passeio interpretativo nos 40 anos da Reserva Natural Paul do Boquilobo

O município de Torres Novas vai promover no domingo, 28 de Junho,…