A arqueóloga Ana Rosa Cruz, de 63 anos, foi encontrada sem vida em sua casa, em Tomar, cidade em cujo Instituto Politécnico leccionava desde 1987.

Ana Rosa Cruz, cujo funeral se realiza hoje à tarde, era licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tinha um mestrado em Arqueologia (opção Paisagem e Planeamento), doutoramento em Quaternário, Materiais e Culturas e pós-doutoramento em Arqueologia da Morte, tendo sido diretora da intervenção arqueológica da Gruta do Morgado Superior e participado na investigação e escavação da Anta do Vale da Laje, entre outras.

Fonte próxima da investigadora disse à Lusa que Ana Rosa Cruz era dotada de “uma enorme intuição científica”, de que a importância dos achados na Gruta do Morgado Superior são exemplo, e de “grande energia”, o que a levou a bater-se por causas em que poucos acreditavam, como a paragem da construção da barragem de Foz Côa e pela preservação da gruta do Vale da Laje.

Ana Rosa Cruz estava a finalizar um livro sobre as descobertas realizadas na Gruta do Morgado Superior (junto ao rio Nabão, em Tomar), um dos sítios mais importantes em termos de vestígios humanos pré-históricos em Portugal, salientou.

A mesma fonte referiu, ainda, o papel da investigadora como professora e orientadora de muitos alunos, esperando que o seu trabalho tenha continuidade.

Ana Rosa Cruz “era uma pessoa muito vibrante”, mas “muito discreta” e “muito generosa”, com um “grande sentido coletivista”, acrescentou.

Leia também...

Perigo máximo de incêndio em cerca de 50 concelhos

Cerca de 50 concelhos de Portugal continental estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar…

IPSS do Porto vai oferecer 100 livros a pediatrias de oito hospitais

A Ajudaris, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de caráter social e humanitário do Porto, vai entregar 100 livros nas pediatrias de oito hospitais…

Quase todo o continente com aviso amarelo devido ao calor

Portugal continental está hoje novamente sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas elevadas, sendo a única exceção o distrito de Faro, segundo o…

AMPV com mais 14 municípios associados

São já 106 os municípios associados da AMPV, de todas as regiões, incluindo as ilhas. “Todos diferentes, mas a convergir para o mesmo objectivo…