O projecto de inclusão social dinamizado pelo serviço de psicologia do Hospital Distrital de Santarém, ‘INcluir – Oficinas para todos e para cada um’, que visa combater o estigma da doença mental, integrando utentes na sociedade através da arte, vai já na sua terceira edição, como foi apresentado na manhã desta segunda-feira, no espaço da Incubadora de Artes em Santarém.
Graças aos apoios conseguidos, nomeadamente o da receita da “Festa Azul”, promovida pela equipas ‘Asas pela Vida’, que este ano reverteu em bem deste projecto, foi possível iniciar mais uma edição, com participantes diferentes das anteriores e com algumas novidades, como foi explicado esta manhã. Também os apoios da Câmara Municipal de Santarém, da Santa Casa da Misericórdia, do W Shopping e do Instituto Politécnico, entre outros, são fundamentais.
Nesta edição, a novidade passa por ter a funcionar uma oficina de pintura a óleo e outra de aguarela, servindo ambas para combater o estigma da doença mental, para o bem de quem as frequenta, que assim consegue por exemplo, condicionar as crises e os reinternamentos.
Alguns representantes de parceiros, presentes na incubadora de artes, onde irão funcionar as oficinas, reforçaram a importância deste projecto, manifestando o contínuo apoio ao mesmo e aos seus frequentadores, que com esta iniciativa se valorizam, através da positividade do projecto e da própria arte, que deixa expressar, mesmo quando não temos palavras para o fazer, como referiu Ricardo Rato, vereador com o pelouro da saúde na Câmara Municipal de Santarém.
Esta edição continua a contar com o apoio e orientação artística do artista João Maria Ferreira, contando agora também com o apoio da artista Ana Xavier. João Ferreira descreve que sente uma evolução de edição para edição, salientando que a arte acaba por ser um processo mecânico de aprendizagem e que o resultado está espelhado nas obras criadas nas edições anteriores e nas que agora estão em criação.
(notícia desenvolvida na edição impressa de 19 de Outubro)