O projecto de inclusão social dinamizado pelo serviço de psicologia do Hospital Distrital de Santarém, ‘INcluir – Oficinas para todos e para cada um’, que visa combater o estigma da doença mental, integrando utentes na sociedade através da arte, vai já na sua terceira edição, como foi apresentado na manhã desta segunda-feira, no espaço da Incubadora de Artes em Santarém.

Graças aos apoios conseguidos, nomeadamente o da receita da “Festa Azul”, promovida pela equipas ‘Asas pela Vida’, que este ano reverteu em bem deste projecto, foi possível iniciar mais uma edição, com participantes diferentes das anteriores e com algumas novidades, como foi explicado esta manhã. Também os apoios da Câmara Municipal de Santarém, da Santa Casa da Misericórdia, do W Shopping e do Instituto Politécnico, entre outros, são fundamentais.

Nesta edição, a novidade passa por ter a funcionar uma oficina de pintura a óleo e outra de aguarela, servindo ambas para combater o estigma da doença mental, para o bem de quem as frequenta, que assim consegue por exemplo, condicionar as crises e os reinternamentos.

Alguns representantes de parceiros, presentes na incubadora de artes, onde irão funcionar as oficinas, reforçaram a importância deste projecto, manifestando o contínuo apoio ao mesmo e aos seus frequentadores, que com esta iniciativa se valorizam, através da positividade do projecto e da própria arte, que deixa expressar, mesmo quando não temos palavras para o fazer, como referiu Ricardo Rato, vereador com o pelouro da saúde na Câmara Municipal de Santarém.

Esta edição continua a contar com o apoio e orientação artística do artista João Maria Ferreira, contando agora também com o apoio da artista Ana Xavier. João Ferreira descreve que sente uma evolução de edição para edição, salientando que a arte acaba por ser um processo mecânico de aprendizagem e que o resultado está espelhado nas obras criadas nas edições anteriores e nas que agora estão em criação.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 19 de Outubro)

Leia também...

Procura turística em Castelo de Bode abaixo das expectativas nesta Páscoa

A procura de alojamento em Castelo de Bode regista, nesta Páscoa, uma quebra, em comparação com o número de turistas que procuraram a região…

BE recomenda criação de plano de controlo do jacinto-de-água

O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda a criação de um plano nacional de controlo da…

“Eu necessito de criar peças para que todas as pessoas se sintam bonitas e poderosas com elas.”

Beatriz Loureiro, Designer de Moda Beatriz Loureiro, 21 anos, nasceu em Santarém e, até aos seus 18 anos, viveu em raízes scalabitanas. Saiu da…

Escola Superior de Educação recebe festival de cinema Olhares do Mediterrâneo /Women’s Film Festival

O Centro de Línguas e Culturas (CLC) da Escola Superior de Educação propõe-se realizar em Santarém, nos dias 2 e 3 do próximo mês…