A Artemrede está à procura de criadores artísticos que vivam em Portugal, para um projeto cultural a desenvolver em parceria com França e a estrear-se no final de 2022.

A estrutura cultural Artemrede abriu uma convocatória nacional, até 22 de Outubro, destinada a “criadores de artes performativas, de linguagem contemporânea, das áreas de dança, teatro, novo circo ou do cruzamento entre estas”.

O objectivo é que os candidatos seleccionados desenvolvam uma nova criação artística, subordinada ao tema “Connecting Dots”, e que o processo criativo envolva comunidades locais em Portugal e em França.

Em Portugal, o trabalho será desenvolvido no município da Moita, um dos parceiros do Artemrede. Em França, entrará em campo a rede cultural Occitanie en Scène.

A convocatória da Artemrede “é a oportunidade dos parceiros acompanharem o processo de criação que se desenvolve ao longo de quatro residências – duas de investigação e duas de criação”, afirma a gestora do projeto, Clara Antunes, citada em comunicado.

Todo este trabalho de procura artística e de parceria insere-se no projeto europeu “Stronger Peripheries: A southern coalition”, que a Artemrede lidera até 2024, com outras 14 organizações da bacia do Mediterrâneo e dos Balcãs.

Em Portugal, a Artemrede trabalha com 18 associados: Os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar, Torres Vedras e a cooperativa Rumo.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…