A Casa do Brasil/Casa Pedro Álvares Cabral, em Santarém, vai acolher, a partir de sexta-feira e até ao final de agosto, o projeto “As Artes da Arte”, em torno da exposição “Braamcamp Freire, o génio poliédrico”.
Em comunicado, a Câmara de Santarém refere que o projeto proporcionará oficinas pedagógicas para crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, a partir da exposição que celebra o centenário da morte do investigador, genealogista, político e bibliófilo.
O município lembra que, devido às suas relações familiares com Santarém, Braamcamp Freire legou à cidade “uma valiosa biblioteca, de cerca de 11.000 volumes”, deixando, ainda, a sua casa, que hoje é a Biblioteca Municipal, por decisão testamentária.
A partir do seu legado e das suas múltiplas facetas, o projeto levará as crianças num percurso que começa na Sala do Colecionador, onde se podem familiarizar com vários tipos de arte – mobiliário, cerâmica, escultura em vários materiais e pintura, com destaque para a de Josefa de Óbidos, “Uma fuga”, a partir da qual será feita a ligação, através de uma história infantil, para a fuga das guerras.
Segue-se a Sala do Político, onde será lida a narrativa infantil “A eleição dos bichos”, onde os participantes poderão participar ativamente, exercendo o direito do voto e escolher quem melhor representa os animais.
“Sendo Braamcamp Freire o primeiro historiador português na área da heráldica, as crianças vão também deliciar-se com as ilustrações e diversidade de brasões e posteriormente criar o seu próprio brasão”, lê-se na nota.
Finalmente, na Sala dos Livros Gigantes, as crianças irão, a partir das zincogravuras (impressão de ilustrações através de gravuras em zinco), experienciar esta técnica e fazer impressão e ‘frottage’, acrescenta o município.