Foto ilustrativa

A Casa do Brasil/Casa Pedro Álvares Cabral, em Santarém, vai acolher, a partir de sexta-feira e até ao final de agosto, o projeto “As Artes da Arte”, em torno da exposição “Braamcamp Freire, o génio poliédrico”.

Em comunicado, a Câmara de Santarém refere que o projeto proporcionará oficinas pedagógicas para crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, a partir da exposição que celebra o centenário da morte do investigador, genealogista, político e bibliófilo.

O município lembra que, devido às suas relações familiares com Santarém, Braamcamp Freire legou à cidade “uma valiosa biblioteca, de cerca de 11.000 volumes”, deixando, ainda, a sua casa, que hoje é a Biblioteca Municipal, por decisão testamentária.

A partir do seu legado e das suas múltiplas facetas, o projeto levará as crianças num percurso que começa na Sala do Colecionador, onde se podem familiarizar com vários tipos de arte – mobiliário, cerâmica, escultura em vários materiais e pintura, com destaque para a de Josefa de Óbidos, “Uma fuga”, a partir da qual será feita a ligação, através de uma história infantil, para a fuga das guerras.

Segue-se a Sala do Político, onde será lida a narrativa infantil “A eleição dos bichos”, onde os participantes poderão participar ativamente, exercendo o direito do voto e escolher quem melhor representa os animais.

“Sendo Braamcamp Freire o primeiro historiador português na área da heráldica, as crianças vão também deliciar-se com as ilustrações e diversidade de brasões e posteriormente criar o seu próprio brasão”, lê-se na nota.

Finalmente, na Sala dos Livros Gigantes, as crianças irão, a partir das zincogravuras (impressão de ilustrações através de gravuras em zinco), experienciar esta técnica e fazer impressão e ‘frottage’, acrescenta o município.

Leia também...

Almeirim recebe Recital de Piano Solo de Teresa Palma Pereira

Teresa da Palma Pereira sobe ao palco do Cine Teatro de Almeirim, este domingo, 24 de Outubro,  às 16 horas, para um recital de…

Festival do cogumelo volta a mostrar o melhor que a Parreira oferece

A VI edição do Festival do Cogumelo da Parreira arrancou a 3 de março e prolonga-se até ao próximo domingo, 5 de março. O evento de…

Casa dos Patudos ‘ansiosa’ por voltar a receber público

Em 2019, 11.503 pessoas visitaram a casa da família Relvas em Alpiarça, um acréscimo de 2,8% de visitas relativamente ao ano de 2018. Tem…

1800 artistas e profissionais da tauromaquia exigem medidas de apoio

Cerca de 1800 artistas e profissionais da tauromaquia dirigiram uma “carta aberta” à ministra da Cultura para manifestar as preocupações do sector e exigir…