A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, nas últimas semanas, 288 mil artigos contrafeitos, sobretudo no norte de Portugal, no valor de 1,5 milhões de euros.

Em comunicado, a ASAE refere que realizou, nas últimas semanas, oito ações de fiscalização no âmbito do combate à contrafação, dirigidas a alvos específicos, focando a sua atuação nos concelhos de Matosinhos, Fafe, Esposende, Santarém, Vila do Conde e Vizela.

Destas ações resultou o cumprimento de seis mandados de busca (domiciliários e não domiciliários), tendo sido apreendidos cerca de 288.000 artigos, designadamente, vestuário, máscaras, óculos de sol, relógios, perfumes, diversos artigos de marroquinaria, etiquetas (cartonadas e têxteis) e botões com marcas apensas.

O valor dos artigos apreendidos totaliza aproximadamente o valor de 1.500.000,00 euros.

De acordo com a ASAE, os mandados foram executados no âmbito de quatro inquéritos que correm trâmites nas respetivas comarcas, tendo ainda sido instaurados cinco novos processos-crime por contrafação e venda ou ocultação de produtos contrafeitos.

Foram ainda constituídos quatro arguidos, alguns dos quais com histórico reincidente na prática de crime, tendo sido sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

Leia também...

Alegada burla leva Centro Interparoquial e pároco de Abrantes a Tribunal

O Tribunal de Santarém começa a julgar na quarta-feira o Centro Social Interparoquial de Abrantes, o seu presidente e um antigo técnico por burla…

Câmara de Santarém encerra alguns serviços e limita equipamentos municipais

A Câmara Municipal de Santarém anunciou em conferência de imprensa que vai encerrar ou condicionar alguns dos seus serviços e limitar visitas ou utilizações…

União e Fátima empatam ao intervalo

Depois da vitória na estreia frente ao Recreio de Águeda (1-0) e do empate conseguido no reduto de um histórico do nosso futebol, o…

Três IPSS receberam donativo do Concerto de Ano Novo

A receita de bilheteira do Concerto de Ano Novo, que teve lugar no dia 6 de Janeiro, no Grande Auditório do CNEMA, foi entregue…