ASAE realizou na passada semana uma acção de fiscalização a um local não licenciado e não autorizado de fabrico de queijos, em Aveiras de Cima, concelho de Azambuja, após confirmação de doentes com brucelose pela autoridade de saúde.

A acção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) foi realizada através da Unidade Regional do Sul, “após comunicação da Autoridade de Saúde de confirmação de doentes com patologia de brucelose”, segundo um comunicado.

Após investigações, a ASAE detectou o local “não licenciado e não autorizado”, uma residência particular, onde os queijos eram fabricados tendo sido colhidas amostras de leite e queijo para realização de análises.

No local, foi ainda detectada a presença de animais da espécie caprina “sem a devida colocação obrigatória de ‘brinco de identificação’, situação esta em desobediência com a notificação de sequestro e abate determinado anteriormente pela Direção-geral de Alimentação e Veterinária, (DGAV).

“Neste processo foram ainda constituídos cinco indivíduos como arguidos e verificada a infracção de maus tratos a animais domésticos (cães) pelo risco de propagação de doença, situação esta acompanhada também pela DGAV”, lê-se no comunicado da ASAE.

Leia também...

Entroncamento instala Equipa de Intervenção Permanente

A Câmara Municipal do Entroncamento assinou no dia 2 de Maio, os…

Peregrinação de Maio em Fátima celebrada sem peregrinos

O Santuário de Fátima anunciou que a Peregrinação Internacional Aniversária de Maio…

Cemitério dos Capuchos aberto no Dia de Finados mas com regras apertadas

A Câmara de Santarém vai manter aberto o Cemitério dos Capuchos nos…
Foto de Arquivo

Despiste de viatura ligeira provoca um ferido grave na EN110

Uma pessoa ficou ferida com gravidade esta quinta-feira, 8 de Outubro, na…