ASAE realizou na passada semana uma acção de fiscalização a um local não licenciado e não autorizado de fabrico de queijos, em Aveiras de Cima, concelho de Azambuja, após confirmação de doentes com brucelose pela autoridade de saúde.

A acção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) foi realizada através da Unidade Regional do Sul, “após comunicação da Autoridade de Saúde de confirmação de doentes com patologia de brucelose”, segundo um comunicado.

Após investigações, a ASAE detectou o local “não licenciado e não autorizado”, uma residência particular, onde os queijos eram fabricados tendo sido colhidas amostras de leite e queijo para realização de análises.

No local, foi ainda detectada a presença de animais da espécie caprina “sem a devida colocação obrigatória de ‘brinco de identificação’, situação esta em desobediência com a notificação de sequestro e abate determinado anteriormente pela Direção-geral de Alimentação e Veterinária, (DGAV).

“Neste processo foram ainda constituídos cinco indivíduos como arguidos e verificada a infracção de maus tratos a animais domésticos (cães) pelo risco de propagação de doença, situação esta acompanhada também pela DGAV”, lê-se no comunicado da ASAE.

Leia também...

Ex-ministro da Defesa acusado pelo Ministério Público no caso de Tancos

O furto de material militar em Tancos, em 2017, levou, mais de um…

Bombeiros de Almeirim investem em material para eventual transporte de infectados com Covid-19

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almeirim investiu, um valor superior…

Ministro realça contributo das forças de segurança durante pandemia em Torres Novas

O ministro da Administração Interna realçou esta quarta-feira, 20 de Maio, o…

Alcanena aprova Voto de Reconhecimento aos Bombeiros do concelho

Foi aprovado, por unanimidade, na reunião de Câmara, do passado dia 17…