Foto ilustrativa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 12 processos-crime por especulação de preços em estabelecimentos de restauração e bebidas no distrito de Santarém.

Num comunicado, a ASAE explica que a operação, conduzida pela Unidade Regional do Sul, teve como objetivo a prevenção criminal no âmbito do combate à especulação de preços.

Durante a acção, foram fiscalizados vários estabelecimentos, tendo sido detetadas situações em que os preços cobrados aos clientes eram superiores aos indicados nas tabelas afixadas, com diferenças que, nalguns casos, atingiam aumentos até 50%.

“Como resultado da operação foram instaurados 12 processos-crime pela prática do crime de especulação, tendo sido identificados um total 277 produtos alimentares, nomeadamente artigos de pastelaria e cafetaria, a preços superiores aos afixados, alguns dos quais com diferenças especulativas que atingiam aumentos até 50% face aos valores publicitados”, lê-se no comunicado.

A ASAE sublinha que continuará a desenvolver ações de fiscalização em todo o território nacional, no âmbito das suas competências, com vista à promoção de “uma concorrência leal entre operadores económicos” e à proteção da segurança alimentar e da saúde pública dos consumidores. 

Leia também...

Associação “A Farpa” tem novas instalações

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), visitou no dia…

Santarém Cultura apresenta Noite de Reis, Guerrilha Urbana e Quarto Triplo

O Teatro Sá da Bandeira recebe, nos próximos dias 22 e 23…

PCP escolhe Santarém para Jornadas Parlamentares

O Grupo Parlamentar do PCP promove nos próximos dias 1 e 2…

Vendedores do mercado de Santarém querem que concessão do espaço acautele os seus direitos

Perto de duas dezenas de vendedores do mercado municipal de Santarém apelaram…