O grupo de voluntárias “ASAS Pela Vida”, de Santarém, conseguiu, este ano, angariar um total de 28.149,89€ na IX Edição da FestAzul. O valor deste evento solidário foi entregue, simbolicamente à FARPA – Associação Familiares e Amigos do Doente Psicótico, numa cerimónia que decorreu sexta-feira ao final da tarde na sede da Associação Comercial, Empresarial e Serviços (ACES), parceira do evento.
Segundo a organização, este é o resultado “de uma excelente união de esforços de todas as pessoas envolvidas na organização, que apoiaram, que patrocinaram, que divulgaram e que estiveram na festa da noite mais azul do ano”.
“A FARPA” existe, em Santarém desde 1998, com o objectivo de promover e apoiar actividades de cariz comunitário dirigidas a pessoas com patologia do foro psiquiátrico, os seus cuidadores, profissionais e à comunidade. Foi fundada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santarém e comemora 25 anos este ano.
O trabalho desenvolvido pela instituição tem sido através de acções que visam a informação e a sensibilização das doenças do foro psiquiátrico, bem como contribuir para a criação de estruturas próprias no âmbito da reabilitação sociofamiliar e profissional. A sua resposta social abrange residentes dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Coruche, Chamusca, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém. Neste momento o grande desafio de “A FARPA” é a angariação de fundos que permitam requalificar as novas instalações da Instituição, dando mais condições a utentes e colaboradores.
“ASAS Pela Vida” actua na comunidade junto de várias instituições, como é o exemplo de “A FARPA”. Tem como principais valores a ambição de ajudar aqueles que mais necessitam, a união social e empresarial das pessoas e empresas do concelho de Santarém e o espírito de entreajuda rumo à conquista dos direitos humanos.
Comemora este ano 10 anos de existência, tendo ajudado instituições como Liga Portuguesa Contra o Cancro, APAV, Fundação Luiza Andaluz, Ajuda de Mãe, Incluir, APPACDM, Associação Salvador e Lar dos Rapazes de Santarém.
Todos os anos tem sido superado o valor angariado o que se deve à adesão social e empresarial das pessoas e empresas do concelho de Santarém.