A ASPA – Associação Scalabitana de Protecção de Animais, quer lançar uma campanha de angariação de fundos destinada a comprar uma carrinha. A viatura, em “segunda mão”, poderá custar entre os 2500 e os 4000 euros, e destina-se a reforçar o trabalho que a associação desenvolve há vários anos no âmbito da protecção animal.
A campanha inclui a angariação de donativos pessoa a pessoa, e a recolha de patrocínios junto das empresas.
Ao Correio do Ribatejo, Elisabete Madeira, uma das voluntárias mais “assíduas” da associação contou que a actual viatura, com mais de 20 anos, precisa de um arranjo que está orçado em mais de 1000 euros e já não oferece garantias de segurança.
“Estamos sem carro de serviço para levar os animais ao veterinário e para as recolhas desde Dezembro”, diz Elisabete, contando que os voluntários vão utilizando as suas viaturas pessoais para acorrer àquele tipo de situações.
A associação vem desenvolvendo, desde 1982, uma actividade continuada de defesa e protecção dos animais, que contribui para a preservação da saúde pública e do ambiente urbano, através da recolha de animais de rua, das campanhas de adopção de animais e da colaboração com os serviços camarários apoiando os trabalhos do canil e gatil municipal.
A ASPA é uma associação que foi criada 1982, por um grupo de cinco pessoas todas em regime de voluntariado que recolhiam e alimentavam os animais que vagueavam pela região.