A Assembleia Municipal de Santarém aprovou, no passado dia 28 de Dezembro, a recomendação do Bloco de Esquerda (BE) para a criação de um processo de Orçamento Participativo para 2022. Um proposta que o partido quer também alargar às freguesias do concelho.

Segundo a proposta do BE, o projecto prevê a aprovação de um regulamento, calendarização e proposta de verba a propor pela Câmara Municipal. O partido refere que a concretização final do Orçamento Participativo poderá “ter cabimento orçamental no orçamento para 2023, que será aprovado em Dezembro de 2022”.

“O Orçamento Participativo (OP) é um instrumento democrático que visa envolver as cidadãs e os cidadãos na política local, dando-lhes incentivo cívico e poder de decisão sobre parte do Orçamento do Município”, refere uma nota do partido, acrescentando que nesta primeira experiência “o mais importante é valorizar a cidadania da nossa comunidade e o seu gosto pelo local onde vive”.

Para o BE, o Orçamento Participativo, que já está implementado em diversas autarquias, contribui para uma “intervenção informada na governação local e para uma capacitação da cidadania” sendo ainda uma “aprendizagem conjunta entre as autarquias e a cidadania.

O Bloco de Esquerda quer alargar esta proposta às freguesias, que será levada às Assembleias de Freguesias onde tem deputados eleitos.

Leia também...

Dia dos Paraquedistas assinalado em Tancos

A ministra da Defesa defendeu hoje em Tancos, no Dia dos Paraquedistas, a necessidade de “recrutar, reter e qualificar melhor” para manter o nível…

Município de Sardoal aderiu à iniciativa “Gosto do Meu Mercado”

O Município de Sardoal aderiu à iniciativa “Gosto do Meu Mercado”, que decorre sob o mote “Maio, Mês dos Mercados”. Neste sentido, no próximo…

Câmara de Santarém congratula Associação Popular de Alcanhões pelo seu 50º aniversário

João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém entregou esta sexta-feira, dia 13 de Setembro, a João Baldeante, Presidente da Associação Popular de…

Carmen Antunes substitui Inês Barroso como vereadora na Câmara de Santarém

Ex-vice presidente assumiu hoje o cargo de deputada na Assembleia da República.