A Assembleia Municipal de Santarém quer que a Câmara diligencie, “com a máxima urgência”, pelo reforço dos meios policiais no concelho, que equacione a instalação de câmaras de videovigilância e reforce a iluminação pública.
A recomendação, apresentada pelo eleito do CDS e aprovada por maioria na reunião da passada sexta-feira à noite (dia 23 de Setembro), refere “impressivos relatos” de munícipes sobre “crescente marginalidade, incluindo a prática de actos de vandalismo e de graves actos de intimidação, em determinadas zonas da cidade”.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), disse, na sessão, que já se reuniu com o secretário de Estado da Administração Interna, ao qual solicitou o reforço do efectivo da PSP no concelho, bem como a concretização do há muito prometido quartel da GNR.
Áreas para estacionamento de trotinetes
A Assembleia Municipal de Santarém recomendou ao executivo municipal a criação de áreas para estacionamento das trotinetes eléctricas que circulam no concelho e uma campanha de sensibilização para o cumprimento das regras de trânsito.
O texto, proposto pela bancada da CDU e aprovado por maioria na reunião da Assembleia Municipal da passada sexta-feira à noite, refere o “abandono” das trotinetes “no meio da via pública (quase sempre em passeios, mas também em bermas da estrada) onde constituem, para além do impacto visual, um potencial perigo para a circulação, mormente de pessoas com mobilidade reduzida ou invisuais”.
A recomendação pede ao executivo municipal liderado pelo social-democrata Ricardo Gonçalves que defina, regulamente, identifique e divulgue a área geográfica onde as trotinetas podem estacionar, e que adopte uma campanha de informação e sensibilização junto dos utilizadores para o respeito das regras previstas no Código da Estrada, bem como para não circularem nos passeios nem abandonarem o veículo no meio da via pública ou caído no chão.