A Direção de Enfermagem do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, tem em curso um plano de formação dirigido a Assistentes Operacionais. Uma iniciativa que pretende habilitar e aperfeiçoar as competências técnicas e comportamentais destes profissionais, no âmbito da prestação de cuidados aos utentes.

Esta acção de formação apresenta como objectivos específicos a reflexão sobre a missão e os valores do HVFX, EPE; o conhecimento e enquadramento legal da profissão de Assistente Operacional; a importância da higiene e segurança no trabalho nos diversos contextos e a contribuição para as boas práticas em controlo de infeção; a aquisição de estratégias para comunicar de forma assertiva e gestão conflitos e o desempenho de forma eficaz e eficiente das tarefas delegadas na área da prestação de cuidados aos utentes do Hospital. 

Para além da parte teórica e expositiva, os Assistentes Operacionais que participaram nesta acção de Formação, realizaram bancas práticas sobre cuidados de higiene;  alimentação e eliminação; e posicionamentos e transferências de doentes. 

A primeira parte da formação decorreu nos meses de Março e Abril, estando previstas novas acções para os meses de Maio, Setembro e Outubro. Pretendendo chegar a todos os profissionais da categoria de Assistentes Operacionais, esta acção de formação é dirigida a Assistentes Operacionais recém-admitidos no Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, e a Assistentes Operacionais que, admitidos em altura anterior, não tinham tido acesso a formação específica para o adequado desempenho das suas funções.

Com a continuidade destas acções de formação o HVFX, EPE continua a garantir a melhor prestação de cuidados aos utentes do Hospital, assim como promove a valorização curricular dos profissionais do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE.

Leia também...
Foto Ilustrativa

Municípios da Lezíria “indignados” com Tiago Oliveira “cortam relações” com AGIF

Os presidentes dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo…

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios de Almeirim em alerta máximo

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, apelou, na passada sexta-feira,…

Quase 4% da população de Almeirim que participou em estudo serológico apresenta anticorpos

O estudo serológico sobre a prevalência da covid-19 coordenado pelo Instituto Gulbenkian…

O Namoro noutros tempos

Assinalou-se no passado domingo, dia 14 de Fevereiro, o dia de S.…